segunda-feira, 29 de março de 2010

As histórias de fadas do dia-a-dia

Anastasia e Dimitri, em Anastasia/1997

A realidade, na maioria das vezes, se parece mais com um documentário nu e cru das 5 coisas que o Pink Floyd colocou em Dark Side Of Moon: tempo, dinheiro, guerra, loucura e morte.

Todavia quem disse que a vida não chega perto, algumas ínfimas vezes, de um conto de fadas? Não exatamente daqueles docinhos e rosadinhos de praxe, porém muito semelhante com Histórias de Fadas de Oscar Wilde. É um livrinho fascinante, sem fru-fru e que traz muito mais de Esopo e La Fontaine do que qualquer outra coisa. Em outras palavras: podemos ser os reis, as rainhas, príncipes e princesas da nossa própria história, mas ela é real: tem cotidiano, brigas, intrigas lágrimas. Das nossas "história de fadas" tiramos a moral para levarmos o dia-a-dia.

A nossa realidade é tão cinza que passamos a ser obcecados em ver aquelas histórias belas de príncipes e princesas, sendo crianças ou não. Nós, adultos, ficamos sorrindo, bobamente, quando escutamos a música ou revemos aquela cena do baile na cena preferida.

Há tantos filmes lindos que eu já vi: Cinderela, Branca de Neve, A Bela e a Fera, A Pequena Sereia, Pocahontas... Porém o que eu gosto mais é Anastasia. Anastasia existiu e deu margem a muitas lendas. A verdade pura é que a princesinha morreu com a família - a família Imperial da Rússia.

A animação é linda. E não é da Disney. Foi produzido pela Twentieth Century Fox Animation e é do ano de 1997. Foi um grande sucesso. Tem uma trilha sonora maravilhosa (música indicada ao Oscar: Journey to the Past, cantada pela saudosa Aaliyah).

Nossa vida é assim: cheia de contos de fadas. E esses contos são de Oscar Wilde, da Carochinha, da Disney e até mesmo aqueles de Tim Burton. Todavia nada nos impede de acreditar que, de uma maneira ou de outra, tudo vai ser doce um dia, sem a falsidade de um adoçante ou a demasia de uma maria-mole.



Se você, leitor (a), gostou dessa postagem, poderá, também, se interessar por esta do CQ&Sherlock:
Livro da Semana - Histórias de Fadas (Textos Escolhidos) - Oscar Wilde

10 comentários:

  1. Sem palavras, lindíssimo texto esse que vc postou.

    E eu concordo com ele. A vida é como um conto de fadas, mas a diferença é que muitas vezes nós mesmos podemos escrever a nossa história da forma como querermos, é só ir atrás.

    Parabéns, achei fantástica a maneira com que vc usou as palavras pra fazer essa analogia.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana seu blog.Já me tornei seguidora,gostei muito do design..vi seu anúncio no orkut,logo em seguida ao meu post,também tenho blog.Abraços.

    ResponderExcluir
  3. De todos os contos de fada os que mais me agradam são os do tim burton, principalmente porque o final, não é especialmente feliz, é de alegria melancolica ou uma tristeza nostalgica.Só lembrar do final do Edward Mãos de Tesoura, ou da Noiva cadaver.
    Na realidade são raros os casos da luta por um amor impossivel, ou da pela liberdade, o grande inimigo é a rotina, falta de honestidade, falta de um significado real para a relação.
    Alias estranho como essa dita felicidade de contos de fadas sempre é algo ligado a um romance encantado, acho que se for assim talvez estejamos todos perdidos.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, a vida é um conto de fadas com a diferença de que quem escreve essa historia somos nós, temos o poder de escolher o final feliz ... ou não.

    ResponderExcluir
  5. A minha vida já se pareceu com um conto de fadas um dia.
    Você escreve muito bem. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que legal! Também vou te seguir no twitter.

    ResponderExcluir
  7. Sério que Anastasia não é da Disney? Até minutos atrás eu estava ciente que era...
    Ah... a vida não é um conto de fadas... mas ainda existem casas feitas de doces, bruxas malvadas e fadas madrinhas... É só olhar com atenção.

    ResponderExcluir
  8. É sério... Éris. Não é da Disney. Hum... Sei... Conte-me isso direito, moço! (rs)

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu post, tá de parabéns, aliás o seu blog tbm. adorei principalmente essa frase: "podemos ser os reis, as rainhas, prícipes e princesas da nossa própria história, mas ela é real: tem cotidiano, brigas, intrigas, lágrimas... ", tô seguindo, se puder, dá uma passada no meu

    http://reflexo-da-alma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oscar Wilde..gosto dele..das histórias dele..Tim Burtonn a q eu mais gostei foi da noiva cadáver..rs..É pois é..essa vida não é mole não..apesar q eu ainda sonho com os contos d fadas e creio ainda...q possam se tornar realidade....afinal d contas tb não custa nada sonhar..rsrs..é de graça!
    Big Bjo..adoro esse café quente daqui ;)

    ResponderExcluir

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!