sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Curiosidades - Sereias e Sirenes - O engano contextual dos tradutores - Parte I

Sim, você pode duvidar! As belas e imponentes sereias, juntamente com os adoráveis esquilos, poderiam formar uma quadrilha de usurpadores... Mas calma! Não é nada disso do que você, querido (a) leitor (a), está pensando...

Nunca fui (improvável que seja um dia) a favor do velho e almofadinha parâmetro de que saber falar e escrever em inglês é um sinal de inteligência e conhecimento (talvez, pelas dificuldades, a língua russa e o amável Latim possam ser). Só que alguns tradutores, principalmente os antigos (e não sei por quais razões), transformaram essa máxima em mínima, pelo menos nos casos que veremos. 

Nessa parte I, vamos falar das diferenças entre os termos sereia e sirene.

***

Sereia (Mermaid) e Sirene (Siren) 
As duas não são a Pequena Sereia!


Para nossos tradutores, elas reduziram-se a um nome só - sereia. Mas uma realmente deve ser chamada de SIRENE e a outra de SEREIA. Além de possuírem radicais totalmente diferentes no inglês, seus significados são distintos e confundem até mesmo os nativos da língua de origem, necessitando buscar-se explicações nas raízes mitológicas.

Siren Painter - Pintura das sirenes em
cena de a Odisseia. Vaso pertencente ao Museu Britânico.
Sirenes (Sirens) - Na Mitologia Antiga, elas nunca foram metade peixe e metade mulher (ou homem). No começo, eram apenas três ninfas que serviam a deusa Perséfone (a moça bonita que o deus Hades surrupiou). A deusa Deméter deu-lhes corpo de pássaro e a missão de localizar a raptada. Mas com o fracasso da empreitada, elas desistiram e estabeleceram-se na Ilha de Anthemoessa. Passaram, então, a seduzir marinheiros com seus cantos para que esses se afogassem (o motivo, como sempre na Mitologia, puro capricho!).

Elas aparecem em duas histórias famosíssimas - Jasão e os Argonautas (Jason and the Argonauts) e a Odisseia (Parte da Ilíada). De acordo com o conto de Jasão, as sirenes foram encontradas pelos Argonautas que passaram por elas ilesos, contando com a ajuda de Orfeu que conseguiu abafar o canto das mesmas com os acordes de sua lira. Ulisses, em a Odisseia, navegou amarrado ao mastro do seu navio, enquanto seus homens bloquearam o canto delas com cera em seus ouvidos. Elas não suportaram tal afronta e deram cabo das próprias vidas.

Nereida cavalgando um golfinho
Museu J. Paul Getty.
Sereias (Mermaids) - Elas não cantam, pelo menos na Mitologia. E essas sim são metade mulher (ou homem), metade peixe. Elas estão no folclore e nos mitos desde suas primeiras aparições nas histórias da Antiga Babilônia. O deus peixe-homem chamava-se Era, depois, nas histórias gregas, chamou-se Tritão. E foram os gregos que deram as primeiras descrições das sereias.

A origem grega dos contos sobre as sereias encontra-se na mitologia das nereidas. Elas fazem parte das divindades aquáticas. Segundo Thomas Bulfinch no O Livro de Ouro da Mitologia (Martim Claret, pág. 230-231), elas eram filhas de Nereu e Dóris (Nereu era pai de Anfitrite, esposa de Netuno. E estes dois últimos eram pais de Tritão). Elas ficaram conhecidas como ninfas do mar e estima-se que, na Mitologia Grega, existam cinquenta nomes pertencentes a essa ramificação. Porém as mais conhecidas são: a própria Anfitrite, Tétis, a mãe do herói Aquiles e Galatéia (não confundir com Galatea da história de Pigmalião).

Ao contrário das sirenes, que queriam espalhar a morte e a destruição, as sereias, ninfas do mar, protegiam os humanos, principalmente os marinheiros.

Para saber um pouco mais sobre Mitologia Grega:



Fontes:

Meio eletrônico - artigos e postagens

Knowledgenuts - Diferença entre sereias e sirenes - Site em inglês
Theoi Mitologia Grega - Explorando a mitologia na Literatura e Arte Clássica - Sirenes - Site em inglês
Theoi Mitologia Grega - Explorando a mitologia na Literatura e Arte Clássica - Nereidas - Site em inglês
Monstros Marinhos e Sereias - Lendas e mitos gregos - Adrienne Mayor - Artigo em inglês
Nereidas - Wikipédia em Português
Nereu - Wikipédia em Português

Meio eletrônico - E-books

Mitologia de Bulfinch - Capitulo 22 - A Rede de Literatura - E-book em inglês
Jasão e os Argonautas através das eras - As Sirenes - E-book em inglês
Mitologia Bulfinch - A Idade da Fábula - Google Book em inglês 
Teogonia - A origem dos Deuses - Hesíodo - Estudo e tradução - Jaa Torrano - Google Book em português

Livros

O Livro de Ouro da Mitologia - História de Deuses e Heróis - Thomas Bulfinch
Editora Martin Claret, Série Ouro, tradução de Luciano Alves Meira, 467 páginas, 2006.

Você, caro (a) leitor (a), poderá se interessar também pela postagem do CQ&Sherlock: 
Curiosidades - Esquilos e Tâmias - O engano contextual dos tradutores - Parte II
Sereia - Poema de autoria de T.S. Frank

2 comentários:

  1. Bacana, não sabia dessa diferença, muito menos que as sereias (nessa cultura) não cantavam.
    Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mateus! Pois é! Ao longo dos milênios, parte da Mitologia Grega foi modificada em muitos filmes e contos. Ainda bem que temos livros como a Teogonia de Hesíodo para manter vivas as raízes! Abraços! E sinta-se à vontade para voltar e ler mais artigos!

      Excluir

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!