A série é uma das obras-primas da dupla Hanna e Barbera, esta, por sua vez (junto com Walt Disney, Walter Lantz e Chuck Jone) compõe a tétrade máxima dos Cartoons Clássicos, a Era Dourada em que desenho era um bem inquestionável de cultura - disputas para fazer o melhor [algo como, nos dias de hoje, a BBC, ITV e 4 Channel (todas da Inglaterra) fazem com suas séries e minisséries.].
A série de desenhos Tom & Jerry não leva a marca típica Hanna-Barbera em suas aberturas e créditos finais, pois os episódios clássicos foram produzidos para MGM Cartoon Studio.
Os desenhos passaram por Hanna e Barbera entre 1940-1958. Depois, entre 1960 e 1962, por Gene Deitch. Entre 1963 e 1967, foram conduzidos pelo grande nome responsável por Looney Tunes e Merrie Melodies - Chuck Jones. Depois desse último, os desenhos passaram ainda por outras fases.
Tom & Jerry - The Cat Concerto/1947/Metro-Goldwyn Mayer
MÚSICA CLÁSSICA: a música clássica presente no desenho é Hungarian Rhapsody No. 2, de Franz Liszt. Faz parte de um conjunto de 19 rapsódias.
[o que é uma rapsódia? Termo originário do grego rhapsodía, significando “canção costurada”. Designa, desde a Grécia Arcaica, tanto cada um dos livros de Homero (século VIII a.C.) quanto os poemas épicos cantados por alguém que não fosse o criador deles. Rapsodo é o nome dado a um artista popular ou cantor que, na antiga Grécia, ia de cidade em cidade recitando poemas, principalmente epopeias.]
A No. 2 foi composta em 1847 e dedicada ao escritor e estadista húgaro László Teleki. Liszt também era húngaro e usou suas influências musicais da juventude (música húngara com elementos ciganos) como inspiração para a obra. Recomendo que vejam a interpretação do pianista húngaro Adam Gyorgy para a Rapsódia Número 2 aqui.
OUTRA MÚSICA: a partir do momento 04:41 até o 04:58 do cartoon, a obra de Lizst é substituída momentaneamente pelo instrumental da canção On The Atchison, Topeka And The Santa Fe. A música faz parte do filme As Garçonetes de Harvey (The Harvey Girls), de 1946, e nele é interpretada por Judy Garland. Foi composta por Harry Warren, com letra de Johnny Mercer. A canção ganhou o Oscar de 1946. Recomendo assistir dois vídeos - a parte do filme com a música aqui e outra com um ritmo mais animado aqui. Ambas cantadas por Garland.
Ficha Técnica
Dirigido por William Hanna e Joseph Barbera
Produzido por Fred Quimby
História por William Hanna e Joseph Barbera
Música por Scott Bradley, Franz Liszt, Harry Warren e Johnny Mercer
Animação por Kenneth Muse, Ed Barge, Irven Spence e Richard Bickenbach (sem créditos)
Estúdio: MGM Cartoon Studio
Distribuído por Metro-Goldwyn-Mayer
Data de Lançamento: 26 abril de 1947
Processo de coloração por Technicolor
Duração: 07:32 minutos
País: EUA
Língua: Inglês
Fontes:
Tom e Jerry - Wikipédia em Português
Tom e Jerry - Wikipédia em Inglês
The Cat Concerto - Wikipédia em Português
The Cat Concerto - Wikipédia em Inglês
Oscar de Melhor Curta de Animação - Wikipédia em Inglês
E-Dicionário de Termos Literários - Rapsódia
Livro Os 50 Melhores Cartoons de Todos Os Tempos - Seleção por 1000 Profissionais da Animação - Edição em Inglês - Editora Turner Publishing Inc./Atlanta
Estúdio de Animação MGM - Wikipédia em Inglês
Franz Liszt - Wikipédia em Inglês
Rapsódia Número 2 - Wikipédia em Inglês
Música On the Atchison, Topeka and the Santa Fe - Wikipédia em Inglês
Caro (a) leitor (a), você poderá se interessar, também, pelas postagens da mesma linha:
Curta de Animação - Mickey & Friends - The Band Concert/1936/ Walt Disney
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!