sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Da perda dos sentimentos...

Frio... Porão frio, a velha sensação de abandono. Porém, em algum lugar do mundo, há aquele campo verde, com montanhas ainda mais verdes, ao som de violinos. Onde o sol incide no rosto com a mesma doçura de uma gota de orvalho que roça a folha da manhã.

Tristeza está fora de moda - ficou na década de 40. Nada romântica e sim doentia, ou sem sentido. Tanto faz. Dessa maneira, vão recomedar-lhe um livro de auto-ajuda, ou, na melhor das hipóteses, algum psquiatra vai receitar-lhe algum remédios tarja preta.

Ninguém mais suspira e faz longos discursos à respeito da decadência humana, da falta de sentimento e do vazio existencial. Simples! Não há tempo, é chato e, com tantas possibilidades, você precisa ser coerente, colorido e ter muita energia  - Be Happy!

Diante desse quadro devastador, bate aquela velha tristeza profunda, que nem no poema do Quintaninha:

Eu escrevi um poema triste
E belo, apenas da sua tristeza.
Não vem de ti essa tristeza
Mas das mudanças do Tempo,
Que ora nos traz esperanças
Ora nos dá incerteza...
Nem importa, ao velho Tempo,
Que sejas fiel ou infiel...
Eu fico, junto à correnteza,
Olhando as horas tão breves...
E das cartas que me escreves
Faço barcos de papel!

(Mario Quintana. A Cor do Invisível - 1989)

Essas palavras flutuaram na minha cabeça, após o almoço. Fiquei horas jogada no banco da faculdade, pensando no meu próprio vazio e nesse tempo que põe e tira a esperança com a regularidade de um Pulsar. Pensei na beleza das equações que andam a correr do meu entendimento, do descontentamento e da vontade apenas... quem sabe... não, não...

Alguns chamam Mario de 'o poeta da dor'. Algumas vezes, ele me pareceu muito mais meigo e gentil do que triste, com aquela veia solitária, dos que, de alguma forma, transformam essa dor em palavras saborosas.

Eu estou junto à correnteza, olhando o que acontece. Não consigo ter mais envolvimento e alegria.

Sinto um pouco de vergonha por tudo isso, ou seria culpa? É desconcertante ser 'boring' e so 'boring'.

Se pudesse, durante 1 ano, procuraria uma razão, em algum lugar, quem sabe no Chile, lá em Frutillar, ou na terrinha meiga da Galícia.

Eu sei que existem mais pessoas em busca dessa própria razão de ser. Quantas, nesse exato momento, não estão, como eu, a contemplar o horizonte com o olhar perdido.

E de onde elas vêm? Bem sei que ouviram Eleanor Rigby muitas vezes.

2 comentários:

  1. Olá TS Frank,
    No alto de minha ignorância em conseguir absorver determinados textos e temas de grandes escritores, fico aqui "abestado" como são tocantes algumas frases e palavras.
    Reflexão é uma palavra muito utilizada ultimamente e que muitos não sabem sequer usá-la.
    Evidentemente não é o seu caso. Está explícito.
    Desejo a você um ótimo final de semana.

    p.s.: na segunda-feira (03.10) vai rolar um mini especial do Queen no programa. Ok?

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Ticy, tudo bem "miga"?
    Lembrou-me e muito este teu post, com muitos poemas do Jorge Pimenta. E creio, T.S., que existe uma melancolia necessária, aquela que nos faz dar um passo para trás, para depois escolhermos como devemos dar os dois passos para frente. Essa postura é necessária. É uma viagem, um divagar em nós mesmos...

    No entanto, é um estágio, uma procura para algo maior, o próximo passo. Não deve ser estanque e central ou protagonista em nossa vida, apenas um estágio.
    Até nosso poeta Maior, quintaninha, que também amo e respeito, tinha um poema sobre esse próximo passo, no que acabo meu comentário com ele:

    "DA FELICIDADE
    Quantas vezes a gente, em busca da ventura,
    Procede tal e qual o avozinho infeliz:
    Em vão, por toda parte, os óculos procura
    Tendo-os na ponta do nariz!"

    Beijos, amiga!

    PS.: Amanhã postarei um poema meu em homenagem ao meu segundo país, se quiser ouví-lo, vai ter chamada lá no Humoremconto. Beijosss

    ResponderExcluir

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!