sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Jack Lemmon, café e madrugadas...



São 02:07 da madru e estou visualizando uma cidade calma e uma brisa suave passa pelo meu rosto. E se você olhasse-me ao longe, pensaria sobre uma 'gata parda no teto de zinco'. Tenho uma caneca na mão e devaneios flutuam. Contudo fugirei do assunto 'velha roupa colorida'.

Que tal café e um pouco de Jack Lemmon?

Boas lembranças, pois elas remetem-me a um dia gostoso, assistindo Quanto Mais Quente Melhor (Some Like It Hot/1959) e a briga para assisti-lo dublado. Porém, no final da contas, risadas ecoaram no ar - um dia memorável que, talvez, nunca mais aconteça.

John Uhler Lemmon III, um nome nobre para alguém ainda mais nobre, não apenas no sentindo filosófico, como também financeiro - de uma família rica, frequentou boas escolas e obteve uma graduação em Ciências Políticas em  Harvard.

Eu poderia falar e falar sobre os vários trabalhos dessa imensa filmografia e das indicações ao Oscar (aquela cena em que ele ganha, finalmente, o prêmio por Sonhos do Passado - Save The Tiger/1973 - é como a final de uma Copa do Mundo). Só que vou atentar-me a três obras - duas parcerias com Billy Wilder e uma com James Bridges (faltando ainda a parceria com um diretor que amo, Black Edwards, conhecido pelo gênero da 'comédia pastelão', que, entretanto, dirigiu Jack em um drama chamado Vício Maldito - Days Of The Wine And Roses/1962.)

Quanto Mais Quente Melhor (Some Like It Hot/1959) é imensamente sabororo. Com Lemmon e Curtis vestidos de mulher e a Marilyn (musa total!) na melhor fase. Um trio espetacular e um diretor primoroso - uma obra prima que deve ser vista e explorada.


Se Meu Apartamento Falasse (The Apartment/1960) é um amor. Jack e Shirley (linda de viver!) formam um par fofo. Quase todos os dias, vejo uma cena. Minha frase favorita - I love you, Miss Kubelik... Did you hear what I say, Miss Kubelik? I absolutly adore you... (Eu amo você, senhorita Kubelik...Você escutou o que eu disse, senhorita Kubelik? Eu estou completamente apaixonado por você...).


Síndrome da China (The China Syndrome/1979) é o tipo de filme que não envelhece. Lá estão todas as ameaças de uma usina nuclear, quando somente os interesses financeiros contam - não importa o custo. Ótimas atuações de Jane Fonda, Michael Douglas e, óbvio, Lemmon. Basta lembrar de Fukushima, e você entenderá.

Lemmon foi-se em 2001.

Sua simpatia e talento continuarão... Uma estrela fulgurante!

3 comentários:

  1. Olá Frank, amo esses filmes antigos, são maravilhosos, e, particurmente, esses que vc citou ainda não os assisti, mas vou correr atrás pra conferir.

    Abração pra ti.

    ResponderExcluir
  2. Puxa Frankinha eu nunca assisti nenhum desses filmes, mas vc falou tão bem que vou ter que procurar!

    ResponderExcluir
  3. T.S. "miga"!
    Que ótimo post, tudo de bom!
    Que bom que fizeste um post com esse cara! Nooossa um dos melhores atores que já existiram no Planeta. E ainda pensam que fazer comédia é fácil... rsrs
    O "quanto mais quente melhor" tenho aqui em casa, quando quero rir um pouco com filme inteligente, suave e bem-interpretado, pego esse. A cena final é muito tri! rsrs

    E esse cara, pelo que soube, também era gente boa. Ele era vizinho da Rita Hayworth e ajudou-a muito quando ela teve alzeimer, mas que todo mundo na época atribuia a bebedeira. Ele que ajudava ela nas emergências sempre, foi o que vi num documentário, me esqueci agora o nome do documentário...

    Maravilhoso, miga! Ótimo para começo de primavera! :)
    Beijos e te cuida!

    ResponderExcluir

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!