sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Física, Astronomia e rock 'n' roll vs. realidade

A Lenda: Carl Sagan
Bem, cheguei até aqui. Na verdade é o começo de uma grande, grande caminhada. Depois de um ano, eis que finalmente conquistei a vaga para Física Bacharelado com a possibilidade de cursar

Será a árdua jornada para alcançar a Astronomia. Tudo movido por um amor infante e intrínseco na alma.

Eu deveria estar feliz e estou. Porém de forma quase anestesiada. Penso no restante - o inglês fluente que eu ainda não possuo (dinheiro, dinheiro, dinheiro!), viagens, Matemática, Física, HBC (Horas de Bunda na Cadeira). E eu terei que encarar todos esses desafios, assim como Hércules encarou os 12 trabalhos.

Afinal, era tudo que eu queria - não roubei todas as Superinteressantes dos vizinhos, não estraçalhei as Vejas na parte de Astronomia, não quebrei meu porquinho para tirar aqueles 25 reais suados para assinar a falecida revista Astronomia Novae da SBEA (Sociedade Brasileira Para o Ensino de Astronomia) e meus colegas não me trouxeram recortes sobre espaço à toa. Eu tenho um amor, o maior amor do mundo, do tamanho do universo.

Nessa caminhada tão difícil, ainda enfrento, dia após dia, a ignorância das pessoas e também a soberba de algumas - muitas acham que Física e Astronomia são inúteis, feitas para aqueles que têm dinheiro e não precisam trabalhar para comer e pagar contas.

E o jogo logo começará - debaixo de muitas restrições orçamentárias, sacrifícios, isolamento, ônibus, solidão...

Carl Sagan e a Voyager 2 - 1986
Seria ingênuo de minha parte dizer que tudo vai dar certo. Contudo Física e Astronomia, para mim, sempre terão aquela trilha sonora com muito rock ‘n’ roll, aquele gostinho saboroso do programa Espaçonave Terra, o frisson da chamada do Marcelo Gleiser para o Globo Ciência e dos olhos vidrados na série Cosmos do Carl Sagan.

É, ainda, muita pretensão trilhar o caminho das estrelas e até mesmo muita ousadia imaginar terminar um curso considerado dificílimo. Entretanto tentar é a melhor maneira, apesar de ser a que machuca mais, de transformar sonhos em realidade.

Só pergunto-me: terei que ser uma Sherlock Holmes para isso? Seria a sociopatia funcional a solução para conquistar e expandir a Ciência em minha vida?

14 comentários:

  1. Querida, isso é só o começo de uma longa e bela jornada. Eu abandonei muita coisa pra conquistar um sonho e já estou quase lá.
    Sorte e que Deus te guie nessa nova jornada.
    Um beijo grande!
    Teu banner está lá no meus parceiros, ok?
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente parabens!! Mais que merecido!!

    Acho q nao precisara ser uma sherlock, mas terá que estudar muito, tanto quanto ele.

    E é isso ai, deixe-se levar pelo espaço ao som do rock n roll!!

    tenho certeza, que agora estará completa e feliz. E nao mais se sentindo um cocozão duro!

    pelo jeito os namorados terão que esperar, pq pelo q notei, teu casamento sera com a fisica astronomica hahahaha

    Beijaoo e parabens novamente!!

    http://www.estilodistinto.com

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Desculpe, mas essa mensagem é coletiva para todos os parceiros do meu blog, e estou passando aqui para pedir que dê uma olhada no link:
    http://www.tocadowilliam.com/p/parceiros_25.html
    Lá tem a explicação sobre problemas ocorridos com os banners.
    Muito obrigado, agradeço a atenção e desculpe não comentar nada agora. Preciso registrar esse problema com todos os parceiros.
    Abraço e ótimo final de semana.
    William
    www.tocadowilliam.com

    ResponderExcluir
  4. Eu acho uma delícia saber que você está se jogando de cabeça/corpo nisso. Se é o que você quer, vai atrás. As pessoas estão cheias de opiniões de qualquer forma, se fossemos nos importar com cada um delas, eu particularmente nem sairia de casa.

    Eu espero que tudo dê certo e que seus esforços sejam recompensados. E não ligue se alguém chegar em você perguntando coisas do tipo:
    - Oi, você faz Astronomia? Pode me falar qual é a previsão do meu signo para hoje?

    Acredite... vai acontecer.

    Um super abraço! =D


    Ps: Voltei com o blog! Passa lá quando puder?

    ResponderExcluir
  5. "Eu tenho um amor, o maior amor do mundo, do tamanho do universo." *-* Que lindo isso, um sonho tão grande... trilhar o caminho das estrelas...
    Amei o texto. (:

    ResponderExcluir
  6. Elementar minha cara T.S!!!!
    PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!
    Merecido!!!!
    Tenho um conselho, se é que eles servem para alguma coisa, espero...
    quando tu tem um sonho, ñão vai atrás dele...
    ....
    CORRE atrás dele! Com toda garra, força, determinação. Ter sonho é para poucos, para os inteligentes, os capazes, os fortes!!!
    Mesmo que o mundo te diga não, corre atrás!
    Corre! Tá esperando o quê????
    O mais curioso é que hoje à tarde, encontrei minha inesquecível professora de Física no aeroporto aqui em P. Alegre/RS, conversamos, demos risada, o pouco que sei, devo as belíssimas aulas dela, e que coincidência tu posta sobre física/astronomia. Que paixão!
    Vou dedicar meu conto que posto na segunda-feira pra ti, uma que tu merece como pessoa, como amiga inteligente que já demonstraste e outra pra te dar uma sorte daquelas, transmitindo boas energias. Aliás, a física trabalha muito com elas! A que vou te mandar chama-se "energia do bem correr" rsrsrsrs Para ter força para correr atrás desses sonhos. Tua amiga aqui do RS vai te transmitir algo de bom e ter bons pensamentos para ti! Boa sorte! O que precisar estarei aqui!!!!!!!!!
    Ah! E se precisamos ser Scherlocks? Com certeza sim! Sempre nessa vida! Mas tu já tem forte indício que seja, tem a inteligência da observação, do requinte e dos sonhos!!!! Beijos ótima semana!

    ResponderExcluir
  7. Garota.........Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Olha, desejo muito sucesso pra você nessa nova caminhada e que você conquiste tudo o que deseja. Sem dúvida será um longo caminho, mas com sua garra, determinação e estudo, tu vai chegar lá.
    Fico muito contente do lado de cá desse país imenso de gente boa a inteligente como você.
    Não poderia deixar também de acrescentar, que seu comentário na postagem no trem foi perfeita! Tu sacou a idéia.
    Uma ótima terça feira pra ti.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Querida, já fiz a alteração. realmente o imagem shack tá um nojo estes dias. Você já pode pegar meu banner. beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, adorei teu blog
    estou seguindo,
    visita o meu e se gostar
    siga tbm! Um beijo.

    livreelouca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Não sei o que acontece. Não consigo pegar o seu banner não está funcionando no meu blog. Está dando algum tipo de erro. :/

    ResponderExcluir
  11. Que maravilha ler este texto tão cheio de vida e expectativa! Parabéns e segue sempre em frente!!!!!
    Assim como tu, eu também tive o sonho de cursar Física (há 25 anos... rssss), queria astronomia ou me especializar em Física nuclear voltada para medicina. Me fascinava isso.
    Um certo dia minha mana (a Cissa do HumorEmConto) vendo minha frustração por não ter passado no vestibular, sugeriu-me Jornalismo... lembrei das brincadeiras de infância onde eu imitava a Sandra Passarinho e suas reportagens no meio da guerra... enveredei por esse caminho e sou muito feliz com a profissão que "escolheram" pra mim... Confiei na sensibilidade da Cissa e só me dei bem!rssss
    Mas assim como a minha irmã bem lembrou, nossa professora Márcia foi a melhor coisa que aconteceu em nossas vidas escolares e tudo o que sei de Física, assim como meu amor pela matéria, surgiu nas aulas dela (tá... tenho de confessar que um dia, vendo o céu noturno, sonhei ser astronauta!). Como é bom ter um sonho e realizá-lo! Vai em frente!
    PS: e não deixa de assinar a Super... rssss

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de te dar parabéns duplo: primeiro, por ter dado o grande passo inicial para realizar o seu sonho. Te desejo boa sorte e muita dedicação para chegar lá. E segundo, pelo seu blog, que eu acabo de conhecer e que gostei muito. Astronomia é um assunto que me fascina, e te confesso que se eu não tivesse um problema crônico com a Matemática desde os tempos escolares, era capaz de eu seguir o mesmo sonho que o seu. Já vi que vou passar muito tempo por aqui em outras visitas frequentes, entre um café e outro, um rock e outro.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  13. Dedicação. Eis a palavra chave e tenho certeza que você tem de sobra!
    E Sherlock Holmes 2 vem aí, heion?

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Ah parabéns, primeiramente! Acho que se vc tem um sonho, tem que ir à luta mesmo! Claro que vai enfrentar muitas dificuldades e desafios. Mas a vida é isso msm... O medo do fracasso existe. Mas se não tentar, nunca vai saber se ia dar certo.

    Abç e boa sorte!

    ResponderExcluir

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!