terça-feira, 3 de abril de 2012

Livro da semana - Na Pior em Paris e Londres

O livro que tenho é da:
Companhia das Letras
Ano: 2006
ISBN: 9788535908718
Primeira reimpressão
Número de páginas: 256
Autor: George Orwell (trad. Pedro Maia Soares)
Preço-faixa: 49,00 (+frete)

Na pior em Paris e Londres é o relato verídico de um cara que viveu realmente o lado da penúria. Esqueça essa balela de 'famosos de bom coração' que passaram alguns dias com os menos abastados! George Orwell foi ao fundo do poço porque quis dar veracidade as suas experiências. Porém, por um golpe de azar (ou sorte!), foi forçado a participar da taxada escória e a conviver com a fome por tempo indeterminado. Acabou por conhecer o lado humano daqueles que são considerados a parte feia e preguiçosa da humanidade: os mendigos!

A maior parte do 'clube da leitura' conhece George Orwell por A Revolução dos Bichos e, talvez, por ter ido pesquisar de onde saiu o horrendo Big Brother made in Brazil (procure por 1984).

[os marxistas, socialistas, comunistas, amantes de Fidel e Che devem detestar os pobres bichinhos da fazenda e mais ainda o Grande Irmão!]

Só que um dos livros mais interessantes da safra de Orwell tem uma inocente capa amarela e um título para lá de boêmio - Na Pior em Paris e Londres - A vida de miséria e vagabundagem de um jovem escritor no fim dos anos 1920. 

Um relato verdadeiro [e vivido inicialmente pelo necessidade de saber como é e depois por falta de grana mesmo] da pobreza extrema. O retrato fiel da fome, da mendicância [que era considerada crime na Inglaterra], do sentimento de chegar ao abismo e não ter nenhuma perspectiva a não ser a de sobreviver por mais um dia.

Rejeitado inicialmente por todas a editoras, Na Pior só teve espaço porque um editor de esquerda resolveu publicar. É o que podemos chamar de literatura jornalística, com doses balanceadas de humor e indignação.

Na Pior tornou-se um dos meus livros favoritos. Devorei cada página com satisfação, imaginando a primeira parte com uma Paris suja, de restaurantes caros e nada higiênicos, com a exploração da mão de obra barata e ávida por 'ser considerada gente', da doença, do penhor, das bebedeiras, da vulgaridade e do lado humano da parte desprezada que não teve opção; e a segunda parte, com uma Londres de albergues imundos, do crime de mendigar, dos andarilhos e da fome implacável.

É nesse contexto que nasce uma das expressões que mais chamou a minha atenção: o mendigo-monstro: ideia passada de pai para filho que mendigo é um parasita, que não trabalha porque não quer e que vadiar é bem legal.

"O mendigo não vagabundeia porque gosta, mas pelo motivo que, na Inglaterra, um carro deve se manter à direita na pista: há uma lei que o obriga a isso. Um homem miserável, se não for sustentado pela paróquia, só pode obter ajuda nos albergues de passagem [...]. Ele é vagabundo porque. segundo a lei, ou faz isso, ou morre de fome. Mas as pessoas cresceram acreditando no mendigo-monstro e preferem pensar que deve haver algum motivo mais ou menos vil para a vagabundagem (George Orwell, Na Pior em Paris e Londres, p. 232, Companhia das Letras). 

Na Pior é um livro para aqueles que querem entender mais sobre essa radical experiência de Orwell e pela (como diz Sérgio Augusto no posfácio do livro) sua opção pelos pobres. Um mergulho no outro lado nada próspero daqueles que foram relegados ao outro lado da vida: a miséria.

4 comentários:

  1. Miga Ticy,
    tudo bem?
    Menina..., acredita que não li esse livro?
    Com certeza o clássico dele é a Revolução do Bichos.
    Já ouvi falar nesta publicação e teu texto está muito bom porque aguçou minha curiosidade. Seus escritos sempre tem um tanto de crítica social, o que torna interessantíssimo mesclado a histórias muito bem "amarradas".

    Beijos! Qualquer coisa dá um toque, tá bom?

    ResponderExcluir
  2. li "1984" e a "Revolução dos Bichos" mas esse ainda não, apesar de alguns amigos terem comentado. Na facul a gente tem tanta coisa para ler, que quando podemos, evitamos até as leituras prazerosas. Quero que chegue logo o período de férias para retomar todas as minha leituras. Você anda tão sumida, já sabe de nosso grupo no face? lá você divulga o seu blog com mais eficiência. Um beijo minha amiga.

    http://www.facebook.com/groups/blogosferanoface/372139782830345/?notif_t=group_activity

    ResponderExcluir
  3. Poxa, eu sou desse clube da leitura que conhece o Orwell pelos livros Revolução dos bichos e 1984. Depois de ler aqui, preciso arrumar esse livro que vc citou!

    bjks :) JoicySorciere => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  4. Olá querida,

    Sou amante literária do autor, se isso existe. Compreendi muitas limitações e excessos que tinha por meio de seus escrito. Parabéns pela exposição.

    Lu
    www.lucianasantarita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!