domingo, 7 de agosto de 2011

Outono da alma



E muito tempo se passou e o inverno da alma fez-se presente - tons de cinza espalharam-se. Porém, eis que chega o outono – é tempo de renovação!
koiu
Longe, longe de tudo. E parece que eu estive dentro de um furacão. Minha mente tornou-se minha própria inimiga, cheia de truques e de medo.

Os ventos da verdade atacaram ferozmente o meu frágil castelo de areia.

Parei. Momento de refletir.

Vi um amor escapar-me pelos dedos. Culpa minha? Não. Porque ele era unilateral – de um lado, um sentimento cultivado delicadamente, com canções da madrugada, cravejado com gotas de orvalho – fantasioso – do outro, apenas o desejo, um dia, talvez, dois, no máximo. Sem tempo, sem classificação e sem afeto. Processo lento e doloroso esse da ‘cura’. Sonho uma vez ou outra com a própria imagem que criei e meu coração sente um grande vazio. Eu sei que fiz tudo o que podia.

Ainda preciso perdoar, aceitar e seguir. Semestre complicado, cheio de desencontros, encontros, decepções, avaliações, reavaliações e mais e mais pessoas.

Tento reaver minha inspiração. Outrora ela estava embriagada de felicidade e ilusão. A luz dourada de uma vida que não pertencia-me, cegou-me. E essas débeis linhas, talvez, mostrem o primeiro passo de uma recuperação gradativa.

Eu renasci semana passada. Estive no inferno criado por minha própria imaginação. Tracei uma vida miserável, cheia de pesar, dor e sofrimento. E bastou-me saber apenas a verdade – e o mundo ganhou algumas cores mais alegres. E, ao sair daquela sala, senti o ar mais leve e esta cidade, pela primeira vez, tornou-se viva – sem estereótipos de riqueza e pobreza.

E as folhas secas caem suavemente, tingindo a terra de marrom e amarelo.

Eu só preciso de café vespertino e um vinho noturno.

Hora de rever a solidão. Ela pode não ser algo tão sufocante e melancólico.
iu
Preciso reconstruir-me. E, nesse processo, o mais triste é a saudade dos momentos que vivi somente em meu mundo paralelo.

13 comentários:

  1. Oi T.S. minha amiga!
    Espero que esteja tudo bem.
    Talvez por falta de criatividade momentânea, ou simplesmente porque minhas palavras não seriam tão certeiras como desse Poeta Maior, só me veio estas, do velho gaúcho Quintana:
    "No fim tu hás de ver que as coisas mais leves são as únicas
    que o vento não conseguiu levar:
    um estribilho antigo
    um carinho no momento preciso
    o folhear de um livro de poemas
    o cheiro que tinha um dia o próprio vento..."

    Beijos, amiga!
    Qualquer coisa, estou aqui!

    ResponderExcluir
  2. T.S. "miga"!
    Obrigada pelos comentários por lá!
    Que bom que gostaste de Porto Alegre, aqui meu convite... quem sabe?
    Fiquei mesmo triste com o falecimento do colega blogueiro Phelipe Castanho... que nem era do meu rol dos mais íntimos. Mas é que me "caiu a ficha". Temos a tendência de achar, pela relação virtual, que estamos conversando às vezes com "entidades"... principalmente aquelas pessoas que têm em seus perfis fotos de paisagem, bichinhos, de um olho (como era o caso do Phelipe), estranho isso.
    Acabei sentindo por aqui. Afinal, todos nós somos "quadradinhos" que respiram, temos nossos sonhos...; não somos só seguidores ou blogueiros.
    Desculpe o desabafo!
    Beijos, querida amiga!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que vc renasceu semana passada mesmo, e vai viver melhor a casa dia, ultimamente vc andava melancólica mas com o tempo a melancolia vai dando espaço para a vida real novamente, e a vida real é bem melhor, com tristezas mas com muitas alegrias também!

    ResponderExcluir
  4. É sempre bom vez ou outra a gente dar uma reciclada em nossas vidas,ver o que está funcionando e o que não está e mudar, se for necessário. Eu fico feliz que tenha reaparecido, e também colocado aquele comentário lá no blog.Que bom que gostou do assunto.

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tudo bem! Não sei se você lembra que você comentou lá no Jardim? Eu respondi lá http://jardim-das-hesperides.blogspot.com/2010/12/receptores-energeticos.html?showComment=1310354872790#comment-c1210240158180038583

    Demorou mas respondi! hahha estava meio sem tempo por causa da Universidade. Sobre a sua pergunta se podemos trocar banners, a resposta é sim! Aguardo seu contato!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Frank, eu andei assistindo aquela série da BBC sobre o Sherlock, e daí fui buscar no google sobre o ator que o interpreta. Não imagina o orgulho que me deu quando logo nas primeiras páginas apareceu teu blog com um post só sobre ele. [que vamos combinar, ficou um charme no papel]
    Enfim, estou enrolando e meio que sem tempo pra assistir os dois episódios que restam, e torcendo muito pra que eles dêem continuidade a série. Curti muito, e sempre com aquele jogo de percepções tão próprio e apaixonante do Holmes.
    Ah uma dúvida, sabe onde eu posso encontrar os livros em português? Porque eu já procurei nas livrarias daqui de Sergipe e nada de encontrar =(

    ResponderExcluir
  7. Assim, eu ainda quero MUITO jornalismo e sei que só serei realmente feliz com meu trabalho quando eu for uma jornalista. Mas aquele pedacinho de texto me fez ver pela primeira vez, meu curso com outros olhos. Como um profissional que participa da vida das pessoas e que mesmo 'realizando somente sua obrigação' faz toda a diferença nessas vidas.

    ResponderExcluir
  8. gente e existe frases mais perfeitas que estas para me descreverem, eu realmente nunca li:

    "Eu só preciso de café vespertino e um vinho noturno.

    Hora de rever a solidão. Ela pode não ser algo tão sufocante e melancólico."

    há alguns meses eu me deparei com um furacão dentro de mim, que eu não tinha nem ao menos a certeza do que eu não queria, uma confusão total, passava dias triste e mergulhada em algo que me deixava suspensa, nem alegre e nem triste, nem conseguia e nem encontrava motivos pra sorrir. eu simplesmente NÃO ESTAVA, em anda. mas meu outono chegou e com ele toda a minha velha e boa companheira confusão corriqueira.

    não entendo porque a maioria dramatiza a solidão, ela é minha melhor companheira porque ela é um eco do que eu sou, ela me dá paz e tranquilidade sem igual.

    e viva aos nossos outonos, cafés e vinhos de todas as horas e estações.

    ResponderExcluir
  9. Oi T.S Frank!

    Olha, coincid~encia ou não, semanas atrás eu passei por uma crise melancólica semelhante á sua..seja em fuga no mundo paralelo de minha mente, seja minha mente me enlouquecendo, seja as adversidades que se abatem..mas principalmente o começo de meu despertar para uma realidade de vida que eu não gostaria de ver.
    Um desejo que desencadeou um momento de caos e agora existe calmaria..mas sei o motivo do turbilhão.

    Eu tento fugir da solidão e do fato de enxergar os pontos da verdade, de acordar. Porque incomoda, deprime, gera o ódio e a frustação contra si próprio.

    Faz tempo que não a vejo no meu blog! Tudo bom?
    Ah, a TV Cultura fez a infãncia de muita gente...eu cresci vendo esses clássicos e nenhum me marcou mais do que Animais do Bosque dos Vinténs! Sim, ele tem um pouco de semelhança com fábulas na questão de ensinamentos morais através de animais. Olha é quase impossível de achar, mesmo no Youtube. Tempos atrás meu pai conseguiu baixar pela net e gravou em dvd para mim...as duas temporadas completas! Foi um presente e tanto!
    Olha esse seriado de astronomia eu não me lembro não...até porque depois dessa fase de ouro da Cultura (que além de Animais tinha Olho Vivo, Castelo Ra-Tim-Bum, Babar, Anos Incríveis, Mundo de Beakmann, TinTin, Contos de Fada e etc) eu não acompanhei mais a programação da emissora.
    bjs!

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Excelente texto Frank, bem reflexivo e muito bem escrito, sim, todos precisamos de momentos introspectivos para revermos nossos conceitos e ações. É bom esses momentos reflexivos para concertarmos alguma coisa que precisa de mudança, mudar é preciso em alguns momentos.

    Abração pra ti, parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  11. Primeira vez aqui, e me senti acolhido por tamanha vida expressa em cada palavra. Senti-me compreendido. Encontrei-me seguro. Encontrei-me pronto para também me renovar!
    beijo

    ResponderExcluir
  12. normalmente somos reféns da nossa própria mente. e ela cria tudo. medos, prazeres, sonhos, ilusões, amores, etc. Se nos afogarmos nela e acreditarmos nela sempre, estamos fodidos. é legal começar a por os pingos nos is. e avaliar a nossa real situação, e não a que estamos sendo levados.

    sobre o post anterior, gostei, mais um filme para eu baixar e assistir :D

    beijaoo

    ResponderExcluir
  13. É sim Noite Estrelada no poster de Meia Noite em Paris. Aliás, você assistiu o filme? Muito bom, não?

    Quanto ao post, que bom, você parece estar melhorando agora :)
    "Hora de rever a solidão. Ela pode não ser algo tão sufocante e melancólico."
    Convenhamos, solidão pode ser uma merda, mas também tem seus lados positivos. Sem ninguém por perto temos mais tempo para pensar, ver o que realmente importa e, não esquecer, mas superar o passado :)

    ResponderExcluir

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!