terça-feira, 12 de julho de 2011

Crítica da semana: Orgulho & Preconceito (Pride & Prejudice)/2005

Ah, Mr. Darcy!

Muitas adaptações já foram feitas para esse que é considerado o segundo livro mais importante para os ingleses (o primeiro é a obra de J.J. Tolkien - O Senhor dos Anéis). Posso dar-me ao luxo de falar que vi as duas principais adaptações: a minissérie da BBC, de 1995 (com o Colin Firth, perfeito e magnífico/breve crítica também), e esta que é de 2005, do diretor Joe Wright.

Não quero ter aqui uma crítica padrão, afinal, este é um dos meus filmes favoritos (e que ontem vi pela zilhonésima vez, como se fosse a primeira). Então, eu não serei econômica em palavras e elogios.

Orgulho & Preconceito (Reino Unido/2005) traz a história dos Bennets - uma família de poucas posses, quase ruralista, composta pelo Sr. e Sra. Bennet (Donald Suntherland/Brenda Blethyn) e suas 5 filhas - Elizabeth "Lizzy" (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Mary (Talulah Riley), Lydia (Jena Malone) e Catherine (Kitty) (Carey Mulligan) Bennet. A mãe está às voltas com a missão de casar as moças com bons partidos, uma vez que a futura morte do patriarca deixará a família na miséria. Com a chegada de Mr. Bingley (Simon Woods) e Mr. Darcy (Matthew MacFadyen) à região, as esperanças da matriarca renovam-se.

A fotografia do filme é estupenda, com tons de pastel, umas cores suaves e locações românticas. Por ser de época, muitas pessoas podem imaginá-lo cansativo. Nada disso! A narrativa é vigorosa e ritmada. Há elementos cômicos e a história dos personagens é construída ao longo do filme. Aqui destaco o ótimo papel da Sra. Bennet, interpretado pela inglesa Brenda Blethyn e o de Rosamund Pike, como Jane Bennet.

Keira Knightley está bem no papel de Lizzy Bennet. Apesar das críticas não muito positivas (os fãs de Jane Austen são rigorosos.), ela agrada pela simpatia e seu jeito élfico. Claro que poderíamos tê-la mais energética e menos bobinha, contudo sua interpretação é bem agradável.

Matthew MacFadyen... Oh, o que dizer? Perfeito, magnífico, louvável, elegante... Ora, Mr. Darcy encarnado! Isso já é suficiente. Porém, tratando-se do meu personagem favorito, nunca é demais falar mais um pouco.

Muitos acham que o papel desempenhado por Colin Firth, na adaptação de 1995, é definitivo. E realmente (apesar do meu imenso apreço e admiração pelo de MacFadyen) isso é fato. Só que, ouso dizer, temos, agora, duas interpretações definitivas. Matthew deu a este Darcy um ar mais frágil, doce e sensível. Não tocarei no assunto beleza - tanto Firth como MacFadyen são duas beldades dignas de esculturas gregas.

Orgulho & Preconceito é um desses filmes obrigatórios, vivazes, românticos e deliciosos. Uma película capaz de nos fazer suspirar por semanas e com o homem mais fascinante do mundo. É como os ingleses dizem: Darcylicius.


Trailer legendado - Orgulho & Preconceito (Pride & Prejudice)



Caro leitor (a), se você gostou dessa postagem, poderá se interessar também por estas no CQ&Sherlock:

15 comentários:

  1. Vou ver esse filme, do jeito que vc falou parece mesmo muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Sabe que há tempos estou para ver esse filme e nunca vejo?
    Preciso ver logo!

    ResponderExcluir
  3. Ah, assisti esse filme já faz um tempo, por recomendação sua :)
    O filme é bom, o Matthew MacFadyen é mesmo um ótimo ator, mas sou sinceramente incapaz de gostar da Keira Knightley em qualquer filme que seja...

    ResponderExcluir
  4. Ah... Legal!
    Gosto de filmes antigos ^^
    http://suafontedosfamosos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Antes de mais nada, muito obrigada pelo comentário. Já estive por aqui uma vez (inclusive, estou seguindo há algum tempo). Quanto ao filme, ainda não assisti, mas já ouvi muitos comentários e elogios, e de fato, me pareceu super interessante!

    Apareça mais vezes, será um prazer; teu blog é ótimo!

    ResponderExcluir
  6. Eu sou completamente apaixonada por esse filme!! Tb já vi milhares de vezes e nunca me canso!
    E Mr. Darcy.... [suspiros] é Mr Darcy, né? O Matthew interpretou muitoo bem!!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Bela crítica! Você de forma breve e agradável conseguiu falar muito bem do filme, realmente é lindo! Sem sombra de dúvidas os atores são muito bons mesmo! A fotografia é linda, eu adoro também!

    Primeira vez que venho aqui, gostei!

    bjos
    http://heliofilhoo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olha, é uma boa pedida! Irei ver se pego para assistir.

    ResponderExcluir
  9. T. Sherlock Frank! Minha amiga, tudo bem?
    Que filmãoooo!
    Vou falar mais dos atores, porque o filme, fora elogios, de roteiro, luz..., etc... não tenho mais que isso para falar.
    A interpretação da Keira, para mim, pouco enérgia e beira ao "bobinha". Prefiro o Colin Firth no papel, acho sim que ele é definitivo, mas concordo totalmente que o Matthew emprestou um ar mais sensível ao personagem, eu diria que me lembrou um pouco as interpretações de Brad Pitt, por exemplo, em Entrevista com o Vampiro, onde, se lermos o livro, seu personagem não é tão sensível.
    Beijos, miga!!!! (adorei o "miga"),
    volto sempre! Demorei um pouquinho, mas estarei sempre aqui!

    Te cuida, tá bom?

    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Post divulgado no blog Teia.
    Até mais

    ResponderExcluir
  11. Deve ser um ótimo filme, quem curte muito esse gênero é minha esposa. Vou conferir o trailer e correr atrás pra comprar.

    Abração pra ti.

    ResponderExcluir
  12. 'Pride & Prejudice' - Grande adaptação!
    Adoro tanto o livro quanto o filme, realmente uma obra de arte.

    Gostei muito do blog.
    Seguindo!
    ;*

    ResponderExcluir
  13. Hey, por que sumiu?
    Viu, já assistiu Any Human Heart? É uma série com o Matthew Macfadyen, muito boa. Se já não tiver assisitido, recomendo :)

    ResponderExcluir
  14. Olá T.S.Frank,
    Não tive a oportunidade de assistir ao filme que você está indicando, mas de acordo com sua resenha parece ser bastante interessante.
    Uma ótima semana pra ti.

    ResponderExcluir
  15. Eu, que amo filmes, nunca tinha parada pra ver esse clássico! Mas foi dito e feito, vi e me apaixonei! Pra mim um dos melhores filmes que já assisti, fotografia perfeeita mesmo, já assisti trocentas vezes, e indico pra todo mundo também =)

    ResponderExcluir

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!