terça-feira, 1 de janeiro de 2019

É mais um ano!

Cá estou eu, em mais um ano, neste espaço de escrita. E lá vão-se, agora e realmente, quase dez anos de pequenos relatos, esses que podem ser, muito bem, a minha Micro História, um conceito novo que aprendi no curso de História. E, falando nele, digo que das minhas realizações acadêmicas iniciais, é a que até agora foi a mais feliz e saborosa, com um gostinho de torta de maçã e cafezinho da tarde.

Esse caminho de estudos leva-me a concretizações ainda muito particulares, assim como a muitas brigas para impor o meu ego (sim, muito grandioso). Entretanto é a primeira vez que eu sei que esses embates tornam-me segura de mim mesma, pois (não culpe-me por minha arrogância) sei como posso ser capaz e melhor. E, de antemão, o que pode impedir-me de ser reconhecida é o favorecimento dado a outros não tão merecedores (o que já, infelizmente, mostrou-se tão cedo). 

Ah... Criei trabalhos incríveis: falei sobre os manuscritos iluminados, explorei o meu inglês, passei madrugadas com pesquisas extraordinárias, impus a minha voz, debati sobre a Fome da Batata, na Irlanda, falei sobre o Cinema e suas concepções históricas, aprendi que não podemos fazer dos filmes documentos isentos de ideologia, entretanto podemos utilizar os mesmos para entender a sociedade na qual eles foram concebidos. Mostrei para a sala o James Dean e sua Juventude Transviada e também o David Lynch. Aprendi um pouco de Libras e conheci pessoas mais novas, muitíssimo mais novas. Um dos poucos momentos de tristeza nesse curso e que causou um específico desconforto espinhoso deu-se quando um certo jovem da sala, em conversas informais comigo, foi muito enfático ao falar da minha solteirice e meus trinta e três anos (não posso queixar-me do meu formato, foi dado-me um rosto muito bom!). Foi como se ele dissesse: "Eu tenho vinte anos e você está perto da morte e longe do despertar dos amores..." ou algo do gênero. Inquietou-me pensar que se fosse um HOMEM nas minhas condições, ele seria celebrado como um verdadeiro Deus, cobiçado em forma, pensamento e idade. O machismo, infelizmente, não está longe de acabar, mesmo entre os botões frescos de cravo.

Ainda continuo a trabalhar com mapas mentais e também sou bolsista do PIBID (Programa de Iniciação a Docência), acompanhando uma escola da rede estadual.

O novo governo nacional é um grande pesadelo, uma verdadeira distopia. É como mergulhar no terror. Passarei a tarde assistindo a filmografia e a nova série do Jim Carrey, Kidding. Estou agora mergulhada no universo dele. Ele é um ator excepcional e sua trajetória de vida merece um estudo. 

Passou-se mais um ano em que amei ninguém. Senti saudade da intensidade e fervor daqueles de outrora preenchidos por esse sentimento, mesmo que, na grande maioria, fosse unilateral, platônico e um fruto caramelizados da minha mente. Isso sim foi muito estranho. Será que estou no oceano da desilusão? Uma naufraga esperando apenas a morte? Ou falta-me a paciência e a limpeza dos rancores, a queima das recusas, o esquecimento das trocas e desprezo? São as reflexões que podem levar-me as respostas que preciso.

Por aqui, então, termino. E deixarei a primeira música que escutei nesse dia de muitos outros que foram enebriados pelas promessas e imaginação.

2 comentários:

  1. Olá. Perdoe meu baixo domínio da língua portuguesa. Se comparado ao seu modo de escrita, o meu se assemelha a uma criança articulando as primeiras palavras ksks. Não lhe conheço a fundo, sou um novo leitor deste blog, e mesmo que já houvesse lido cada linha já escrita por ti, duvido que seria capaz de verdadeiramente entender o seu ser. Contudo, gostaria de deixar o meu conselho. Permita-se sentir. À minha ótica inicial, você assim como eu tende a analisar cada situação de sua vida, o que por si só não é um problema. Entretanto, deve-se permitir o Break desse lado analítico, pois tal pausa é o que possibilita o aflorescimento dos sentimentos, que outrora analisados se mostrariam bobos ou até mesmo sem sentido devido a certeza da finitude dos mesmos. Perdoem-me se fiz uma análise precipitada e errônea sobre você, caso isso tenha ocorrido desconsidere essa primeira parte e concentre-se na posterior.
    Lhes dou os meus mais sinceros parabéns. Seu modo de escrever é cativante e me estimula a sempre querer mais. Dizem que o latim era uma língua cantada, e ao ler o seu blog tive a sensação de que cada palavra poderia ser declamada para uma multidão e seriam vistas como uma doce poesia, um dos pináculos da língua portuguesa, digna de deixar a sua língua mãe orgulhosa.
    Por aqui me despeço, desejando para ti um grande abraço e que este ano seja de fato novo para nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Welligton Gaudino! Obrigada pelas palavras, apesar de eu estar respondendo depois de mais de dois anos. Primeiramente, tenho certeza que seu Português é excelente, visto como escreveu essa mensagem. Permitir-me sentir é uma tarefa árdua, apesar de tentar. Talvez porque eu sempre lembre do filme Antes do Amanhecer e veja que, para essa permissão, deve-se ter a contrapartida, ou seja, alguém que também entenda o momento e a mim, que haja uma sintonia. E, infelizmente, mesmo experimentando e dando espaço para essa quebra de análise, no final, tudo parece vazio, deixando uma baita sensação de desperdício. Eis o grande problema. Obrigada pelos elogios. São muito motivadores. Espero que esteja tudo bem com você agora! Abraços!

      Excluir

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!