domingo, 15 de fevereiro de 2015

Recomendação de DVD/Blu-Ray - Dire Straits - Alchemy Live [1984]/2010

Falar de Dire Straits é sempre explorar, primeiramente, as explicações do sucesso de uma banda que remou contra a maré em uma época em que os acordes clássicos foram substituídos por notas mais pesadas e complexas do rock progressivo e do punk rock.

As influências na obra dos Straits estão bem fincadas no Country, Blues e R&B e são elas que entrelaçam o delicioso Alchemy Live, o primeiro show ao vivo gravado pela banda, em 1983, mostrando que o público sempre vai amar a leveza do conceito "de volta para as bases".

Com um DVD e Blu-Ray [o também CD duplo foi remasterizado e posto à venda bem antes, em 8 de maio de 2001] lançados em 2010, totalmente remasterizados, em som 5.1 DTS-Surround, o grupo londrino deleita-nos com belíssimas versões de seus carros-chefe, cheias de energia, como Romeo and Juliet, Private Investigations e Sultans Of Swing [destaque total e absoluto também para Expresso Love].

O registro é o trabalho precursor do grande álbum de 1985 - Brothers In Arms - mostrando o auge do grupo na Love Over Gold Tour 

O minimalismo do estilo e elegância de Dire Straits ficam por conta da guitarra e voz do líder Mark Knopfler [hoje com uma longa e bem sucedida carreira solo, trabalhando também como produtor musical e compositor de trilhas sonoras para o cinema, além de ser oficial da Ordem do Império Britânico - OBE], juntamente com o baixo eficaz de John Illsley. Os dois eram os únicos membros originais do Dire nessa turnê e muitas trocas foram feitas depois das saídas dos dois outros fundadores, o segundo guitarrista, David Knopfler [os dois irmãos brigaram em 1980 e David gravou até Communiqué/1979], e o baterista, Pick Withers [que saiu para formar uma banda de Jazz e cuidar da família].

Alchemy Live é um registro sublime e esfuziante, ratifica a boa carreira do grupo e prova a eficácia e diversidade do simples [palavra preferida dos detratores da banda]. Não há dúvidas de que deve fazer parte da coleção dos fãs e das pessoas que amam ótimos arranjos e voz e o principal: o bom e velho Rock'n'Roll.

Informações 

Nome: Dire Straits - Alchemy Live
Artista: Dire Straits - Mark Knopfler (guitarra e vocais), Alan Clark (teclado), John Illsley (baixo), Hal Lindes (guitarra), Terry Williams (bateria); músicos adicionais - Mel Collins (saxofone), Tommy Mandel (teclado) e Joop De Korte (percussão)
Lançamento: originalmente lançado em 16 de março de 1984; relançado em CD remasterizado (faixa a mais - Love Over Gold] em 8 de maio de 2001; DVD e Blu-Ray remasterizados, 5.1 DTS-Surround, em maio de 2010.
Gênero: Rock Clássico
Duração: CD - 93:59; DVD Blu-Ray - 90:00
Gravadora: CD - Vertigo/Warner Bros. (USA); DVD Blu-Ray - PolyGram Video

Faixas - DVD/Blu-Ray

1. Once Upon a Time in the West (Mark Knopfler) - 13:01
2. Expresso Love (Mark Knopfler) - 5:45
3. Romeo and Juliet (Mark Knopfler) - 8:17
4. Private Investigations (Mark Knopfler) - 7:34
5. Sultans of Swing (Mark Knopfler) - 10:54
6. Two Young Lovers (Mark Knopfler) - 4:49
7. Tunnel of Love (Mark Knopfler) - 14:29
8. Telegraph Road (Mark Knopfler) - 13:37
9. Solid Rock (Mark Knopfler) - 6:01
10. Going Home: Theme of the Local Hero (Mark Knopfler) - 6:05

Gravação do show

Hammersmith Odeon (Hoje Hammersmith Apollo), Londres - Inglaterra, 22 e 23 de julho de 1983.

Recepção

O álbum ao vivo ficou na posição #46 na Billboard 200, em 1984.

Crítica especializada 

Allmusic - 3 estrelas de 5 possíveis

Algumas partes do DVD










Fontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!