quarta-feira, 2 de abril de 2014

Via Láctea

Desde o tempo imemorial, o caminho das estrelas traçado no céu, e conhecido como Via Láctea, foi guia para muitos peregrinos que levados por seu fulgor chegaram a Fisterra* galega, onde ficavam deslumbrados pela imensidão do Atlântico e os impressionantes pores-do-sol que a partir de lá podem ser vistos. (De Luar Na Lubre para a música Vía Láctea. Tradução e adaptação por T.S. Frank)


Fotografia de autoria de Laurent Lavender, 
extraída do site do autor.
Via branca, apaixonada
De pérolas pontilhada
São olhares noturnos
Nunca taciturnos

São lendas e mitos
De heróis destemidos
Ao longo da jornada
Dos deuses morada

Olhamos... Sonhamos
Olhamos... Encontramos
Pensamentos e amores
Abraços e ardores

E mesmo com mudanças
[Óh, doce via branca!]
Depois de muitas andanças
Ainda és minha esperança.

(Poema inspirado levemente na música Vía Láctea do grupo galego Luar Na Lubre)
T.S. Frank


Significados

*Fisterra - (latim: finis terrae - fim da terra) - é a capital da Comarca de Fisterra que pertence a Província da Corunha, uma das quatro que formam a Galícia. Faz parte do Caminho de Santiago de Compostela. Os antigos geógrafos greco-romanos situavam nesse lugar o Promontorium Nerium e o Ara Solis, o altar de culto ao Sol construído pelos fenícios e que foi destruído por ordem do Apóstolo Santiago.

Sobre a fotografia...

De Laurent Lavender, trata-se da Via Láctea (Voie Lactée) sobre a vigia costeira da Ponta do Raz (Pointe du Raz) que é um cabo na costa atlântica do departamento de Finistère, na Bretanha, noroeste da França.



Fontes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!