segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Recomendação Musical - John Denver

Há alguns anos, quando eu era uma guriazinha travessa e vivia no Lugar Tão Tão Distante, o que a gente tinha mesmo era a TV e uma porção de livros para ler. E foi numa dessas atividades que eu escutei pela primeira vez John Denver. O ano era 1994 e a comemoração dos 50 anos da Sadia trouxe uma propaganda ícone, com a música Perhaps Love (participação de Plácido Domingo). Confira a propaganda aqui embaixo:




A música ficou na minha mente como uma doce lembrança. Depois de algum tempo, descobri finalmente um dos cantores que hoje é um dos meus favoritos.

As canções de Denver agradam-me muito e tenho as minhas preferidas: Annie's Song, Peharps Love, Sunshine On My Shoulders, Living On Jet Plane, Looking For Space e Take Me Home/Country Roads.


Deixo aqui um texto de um grande fã de Denver (texto extraído do encarte do álbum A Song's Best Friend The Very Best of John Denver, de 2004).

A Songs's Best Friend - The Very Best
Of John Denver 

Ano 2004
David Wild – Comentário de um fã


Grandes canções nunca nos abandonam, nem de jato, nem de outra maneira.
As canções de John Denver têm feito parte de nossas vidas há tanto tempo que é perfeitamente perdoável que de vez em quando esqueçamos o quanto elas são impressionantes.

Durante grande parte da década, John Denver era o maior astro em evidência – fato que levou algumas pessoas a esnobarem e desvalorizarem suas inegáveis conquistas como artista e como homem. Está certo, Denver se tornou um superstar da mídia – adorado por milhões de pessoas de diversas gerações no mundo todo – mas... Ei...

Não vá usar isso contra ele!

Por ser tremendamente popular, por tocar fundo nas emoções e por ser um consciente cidadão do nosso planeta – basicamente, por ter o coração no lugar certo – John Denver era constantemente tido como um artista que não tinha aquele algo mais, aquele toque “hip”, numa época em que o sentimento livre de ser “hippie” dominava, chegava a ser exagerado. Certamente, Denver era o eleito do público, mas não era o queridinho dos críticos. Mas ele tinha algo muito mais do que “hip” dentro de si: era simplesmente muito bom no que fazia. Ele era country? Ele era roqueiro? Ele era do povão? Estas classificações todas se confundem e acabam desbotando, mas John Denver era, sem dúvida, único.

Como o tempo para desanuviar as ideias, agora fica claro como um riacho da Rocky Mountain por que estas canções continuam a encantar gerações. Elas tocam no fundo de corações que cresceram com a música de Denver. Elas falam de sentimentos a toda e qualquer pessoa cujo coração esteja aberto a um tipo de música desafiadora despida de cinismo. De certo modo, as canções de John Denver se tornaram um pouco daquilo que ele mais amava na natureza – coisas bonitas, coisas vivas, coisas realmente importantes.

John Denver
Foto retirada do encarte
do álbum A Song's Best
Friend The Best Of
John Denver
“Eu sempre pensei na música de John como um riacho cristalino correndo através de um rio de águas poluídas”. Diz Milt Okun, amigo de longa data e produtor de Denver, que trabalhou ao lado do artista. “Desde o começo, eu sempre achei que John dizia as coisas de um jeito muito próprio, facilmente compreendido por qualquer pessoa. Ele constantemente criava aquelas belas imagens, aquelas melodias e aqueles pensamentos, e sempre queria dizer aquilo mesmo. Ele não tinha nada de cínico ou de oportunista. Ele amava a natureza verdadeiramente e adorava as montanhas. Era uma saudável influência para todos nós. E deixou para trás um belíssimo legado musical.”

Infelizmente, Henry John Deutschendorf, nascido em Roswell, Novo México (USA), em 31 de dezembro de 1943, partiu cedo demais. Faleceu em 12 de outubro de 1997, com apenas 53 anos, ao sofrer um acidente pilotando um avião. Mas a música de John Denver ainda está bem viva.*

“Acho que não há dúvidas de que as canções de John ainda serão ouvidas por muito mais tempo.”, diz Milt Okun. “Em todo lugar que vou, percebo que, quando se fala de John, as pessoas ainda sabem e amam suas canções. E pelo que eu sei das vendagens de partituras, livros instrumentais/songbooks, posso afirmar que as pessoas continuam querendo tocam estas canções. A maioria delas são simples e diretas, mas trazem um toque mais apimentado, original e surpreendente nas melodias, assim como também, com toda certeza, nas letras. Conheço pessoas que compram o mesmo songbook mais de uma vez. Então, dá pra ter a certeza de que sua música – suas canções – vão continuar pulsando nas veias de todo o país. Estas canções fazem parte de nós – estão na trilha sonora de nossas mentes." 

John Denver fazia questão de tocar para o povo. “O prazer de John vinha do fato do público gostar do que ele fazia. Eu mostrava para ele uma fita gravada de um coral de colégio entoando uma de suas canções e isso lhe dava mais prazer do que ter um novo sucesso nas paradas da revista Bilboard. John gostava especialmente de ouvir as crianças cantando suas músicas. E ele adorava cantar para as crianças. É claro que ele adorava cantar para qualquer público. Ele adorava cantar – simplesmente o ato de cantar, este ato de dar e receber. Era isso que fazia dele o Melhor Amigo da Canção."
John Denver
Foto retirada do encarte do álbum A Song's Best
Friend The Best Of John Denver
Denver teve a sorte de saber o quanto as pessoas gostavam de sua música – de saber que tinha deixado sua marca. Em 1996, apenas um ano antes de sua trágica morte, ele disse ao jornalista Lou Carlozo do Chicago Tribune: “Eu tenho cinco ou seis canções em todos os bares de karaokê do mundo.”

É claro que John Denver conquistou significativamente muito mais que isso. “Meu objetivo quando canto é passar a alegria de viver o que sinto.”, explicou ele certa vez. E isto foi certamente o que conseguiu em sua vida. Era o tipo de homem que olhava bem de perto para as coisas que achava mais bonitas no mundo e comunicava essa beleza ao resto de nós. Ao escrever e cantar sobre estas coisas com tamanho amor e incontestável talento, Denver conseguia trazer à tona a beleza de sua própria natureza.

Talvez agora, em pleno século 21, John Denver possa finalmente ser visto e ouvido com mais justiça – não apenas como mais uma sensação pop mundial, mas como o artista importante e de valor inesgotável que sempre foi. “Pra fala a verdade, eu nunca esperei que John fosse se tornar tão popular.” Confessa Okun sobre seu velho amigo, sem esconder uma risada. “Assim que o conheci, achei que ele era um bom cantor do povo. Todo o seu sucesso pop me deixou estupefato. E hoje eu ainda acho que ele é um cantor popular muito, muito bom, que fala de temas de apelo universal, com uma mensagem de vida positiva. Para mim, a música de Denver representa o que há de melhor na arte.”


* Segundo o livro John Denver: Mother Nature's Son, de John Collis, John Denver foi preso por dirigir alcoolizado duas vezes e que possivelmente estava pilotando ilegalmente o seu avião quando morreu. 


John Denver
Foto retirada do encarte do álbum A Song's Best
Friend The Best Of John Denver

***










Fontes: 

E-book John Denver: Mother Nature's SonJohn Collis, 1999, ISBN 9781780573304
Encarte do álbum A Song's Best Friend The Very Best of John Denver, de 2004

4 comentários:

  1. GENIAL essa publicidade cara..90% por causa da música também -.- .. John Denver é FODÁSTICO..Pena que as "paixões" matam :( Muito boa a Postagem, e o Blog é muito legal, Parabéns, comentei :) e acompanhando aqui ... se puder retribuir comentando e me seguindo, eu retribuo da mesma maneira, abraços.
    Blog muito legal, parabéns

    http://musilitica.blogspot.com

    Afim de Parcerias, troca de banner e link. Recrutando membros para a equipe do Musilítica, se estiver interessado add no msn milsonobscuro@hotmail.com
    Me sigam, comentem e eu irei retribuir com a força de todos, conto com a força galera.

    ResponderExcluir
  2. ótimoo bloggggggggg para os adoradores de uma boa músicaaa!!

    Beijaum!

    ResponderExcluir
  3. oi T.S. acho legais suas indicações d música... sempre tem coisa boa... gostei mto da primeira, a da propaganda; eu tenho estilo? opa brigado, vc q é super refinada e educada.... brigadão por colocar o Teoria da Vida nos hipercafeinados... mto honrado.... grande abraço, conterrânea

    http://leonardoangelos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga, sei que seu blog "mudou" um pouco, mesmo ssim não perdeu a qualidade e uma prova disso está no blog do pena que vc pode conferir acessando o link abaixo, não deixe de conferir pois tenho certeza q vais gostar. Grande abraço e td de bom
    http://bit.ly/e4MdyA

    ResponderExcluir

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!