segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Sherlock BBC



É incrível a maneira como alguns personagens literários podem ser reinventados diversas vezes e de todas as formas possíveis para a TV, o cinema e o teatro. E nesse caso, Sherlock Holmes, sem dúvida nenhuma, figura entre os maiorais nesse quesito.

Ano passado tivemos a adaptação para o cinema na visão do Guy Ritchie (crítica aqui no CQ&Sherlock). Houve quem amasse e quem odiasse, como era de se esperar em relação ao famoso personagem de Sir Arthur Conan Doyle. Porém a crítica especializada tratou de dar muitas estrelas para o filme.

Eis que agora nosso amado detetive dá o ar da graça em mais uma versão:

Sherlock BBC

Sinônimo de qualidade (quase tudo que a BBC toca vira ouro), a emissora britânica acerta em cheio com essa minissérie/série. Ela trouxe-nos algo até então nunca experimentado e que permeava a imaginação dos leitores com as cabecinhas mais férteis - o honorável detetive e seu fiel companheiro no século XXI.

Pois sim, é isso mesmo! Imagine um Sherlock usando celular, mandando SMS e que tem um site chamado Ciência da Dedução. Imagine um Dr. Watson que foi para a Guerra do Afeganistão, que consulta uma terapeuta, que no tempo ocioso gosta de assistir TV com a Sra. Hudson e que tem um blog chamado O Blog Pessoal do Dr. John H. Watson. Imaginou? Então é hora de você, leitor (a), dar uma conferida nessa maravilhosa obra televisiva.

A princípio era para ser apenas uma minissérie com 4 capítulos - e que ao ar foram apenas 3 (a BBC odiou o primeiro piloto, vetou sua transmissão e o refez). Deu tão certo que ganhou o status de série, deixando os fãs mais do que ansiosos para novas temporadas.

É lógico que parte maior do sucesso se deve a competência de seu elenco. Watson é encarnado por Martin Freeman. Nos fóruns teve quem achasse que a interpretação dada ao personagem deixou o The Best Friend um pouquinho aquém do esperado. Isso não é verdade, uma vez que uma interpretação na medida é oferecida. Sra. Hudson também tem uma ótima intérprete, Una Stubbs, e todos os outros do elenco também são muito bons. Contudo o destaque é Sherlock Holmes.

Benedict Cumberbatch é o responsável por essa interpretação magnífica de um Holmes atual. Inglês, tipo longilíneo, magro e dono de um rosto exótico, com olhinhos ainda mais exóticos que são de um azul ora verde, ora cinza, ora azul. Tudo está lá: Sherlock continua brilhante, excepcional, perspicaz, ótimo lutador, um exímio violista, depressivo quando não tem crimes, com manias, que ainda divide aluguel e que cultua uma filosofia de vida: TRABALHO e SOMENTE ele. Isso gerou um debate tremendo quanto à sexualidade de nosso detetive - ele é ou não é? Resultado: ele não é - nem nos livros e nem na série. Apenas um homem mais cérebro do que qualquer outra coisa e isso inclui não ter qualquer tipo de relacionamento. Praticamente um celibatário. 

Temos aqui um programa imperdível - qualidade, ótimas interpretações, elenco de primeira, selo BBC e é Sherlock Holmes!


24 comentários:

  1. O Benedict é simplesmente foda. Ouvi falar que ele tinha conseguido o papel de Doctor (da série Doctor Who), mas não aceitou. Isso foi até bom, porque ele ficou brilhante como Sherlock.
    Além disso, o Moffat é ótimo para adaptações. Já assistiu Jekyll? É outra série da BBC que ele também escreveu, sobre O Médico e o Monstro, muito boa. E ele também é o atual escritor chefe de Doctor Who. O cara é genial.
    Na minha opinião essa série dá de 10 a 0 no filme de 2009 :D

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não gosto de Sherlock Holmes :S
    Não é do meu agrado "literal", cinematográfico :S
    :*
    (Lia)

    ResponderExcluir
  3. Olá minha amiga, esse é o tipo de postagem q deixa a gente a beira de um ataque de nervos, principalmente pra quem é fã! acho bom vc providenciar logo uma tv por assinatura viu e foi mt bom mesmo ler esse seu post pois até eu que tenho tv a cabo ainda nào sabia dessa série mais pode ter certeza q nào vou perder de jeito nenhum pois sou um fanzaço de Sherlock, Watson e etc...
    obs: comentei o seu comentário sobre A ORIGEM lá no meu blog ok. Abração

    ResponderExcluir
  4. Bem... Érico, é verdade... Mas graças ao mundo OBSCURO... Nós, desprovidos de TV por assinatura, podemos ver as séries... E acredite... Com antecedência de 2 semamas!!! \o/ Eu assisti a minissérie Sherlock todinha! VIVA!

    ResponderExcluir
  5. Eu apreciei a versão que teve com o Dwoney Jr. como Sherlock... visualmente magnifico o filme ficou =D


    BjauM!


    www.suportedamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Fiquei louca pra ver, mas é TV por assinatura... pfffffff. Mas depois sai em DVD não é? O jeito é esperar mesmo; /:

    http://publicidadesaltoalto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Assisti Sherlock sim, é ótimo mesmo, e também sou fã da BBC. E não, você não é a única que acha o Benedict bonito x)
    Aliás, ele fez um filme da BBC sobre a vida do Stephen Hawking, chamado "Hawking". Eu ainda não consegui assistir (torrent lento -.-), mas já que você parece gostar bastante de ciências em geral, to avisando caso você já não conheça :)

    ResponderExcluir
  8. É uma série brilhante!
    Ainda não tinha conhecimento da serie a chegar em 2011! Foi uma OPTIMA noticia!!!! XD
    Adoro o Sherlock e acho que a personagem (fantasticamente!) interpretada pelo Benedict é o melhor SH de sempre em TV!

    ResponderExcluir
  9. Então, eu encontrei o torrent no Demonoid ( http://www.demonoid.com/files/details/1952248/43242736/ ). No Pirate Bay também tem, mas ta sem seeds, e não sei se tem em algum outro site.
    Acho que precisa de convite pra baixar do Demonoid, se quiser eu mando pra você.

    Quanto a legendas, infelizmente eu também não encontrei em nenhum lugar. Mas séries britânicas tendem a ser mais fáceis de entender mesmo sem legendas, por causa do sotaque (pelo menos eu acho mais fácil).
    Engraçado, o que eu mais gostei nele não foram os olhos. Foram a voz e a estrutura do rosto mesmo (além da ótima atuação, óbvio xD)

    ResponderExcluir
  10. Sherlock Holmes é um dos meus personagens preferido. Gostaria desses serviços atualmente para desvendar certos mistérios.
    Gostei do seu blog.

    ResponderExcluir
  11. deve ser bem interessante essa série.... sempre lembrava d sherlock assistindo CSI.... série com certeza muito bem-vinda...
    p.s: passando tb p agradecer o selo, desculpa responder só agora.... tô meio q parado no blog... valeu mesmo =D
    absss

    ResponderExcluir
  12. Não, não, que eu saiba nem tem BBC aqui no Brasil, e são poucas as séries britânicas que passam aqui. Eu geralmente baixo da internet mesmo, por torrent ou por comunidades no orkut.

    Assisti Hawking, é muito bom. Me lembrou Uma Mente Brilhante, mas achei bem melhor :)
    The Last Enemy ainda não vi. To pra assistir o filme que ele fez do Van Gogh, deve ser ótimo (ele parece gostar de interpretar gênios xD).

    Então, recomendo o site http://thebox.bz/ , ele é meio chato com ratio, mas tem quase tudo que alguém possa querer de televisão e cinema britânicos (To The Ends Of The Earth tá aqui: http://thebox.bz/details.php?id=4571 ).
    São as legendas que são um problema. Eu costumo usar o Open Subtitles, mas de filmes e séries menos conhecidos que nem esses não encontro em lugar nenhum mesmo...

    ResponderExcluir
  13. Minha amiga, esse seu ultimo post me deixou sem dormir na noite passada! fikei pensando como é q seria essa magnífica série e hj qndo estava zepeando pela tv parei no canal TCM q estava passando a serie OS VIAJANTES DO TEMPO, uma série antiga q narra a aventura de uma dupla de voyagers q tem a missão de consertar os erros na história. e advinha qual era o episódio? sim eles estavam com Sir Arthur Conan Doyle num episódio q citava Holmes direto e foi mt emocionante. Lembrando q se quiser ver minhas matérias sobre Sherlock é só acessar: http://cinemeirosnews.blogspot.com/search/label/S.%20H. e que tbém tenho as histórias de Sherlock Holmes tds digitalizadas com figura e td, ken se interessar é só mandar um email p/ eph.geo@gmail.com
    Holmes com certeza é um exemplo da mais bela literatura e um personagem fascinante. Um grande abraço e até breve :)

    ResponderExcluir
  14. Hey, eu de novo.
    Só pra avisar, achei esse blog http://uksriesdownload.blogspot.com/ , eles tão upando The Last Enemy lá.

    ResponderExcluir
  15. Parece ser cool, embora tudo o que fuja MUITO do clássico, não me atrai..

    ResponderExcluir
  16. O Martin Freeman interpretou de forma excelente o Artur Dent na versão (amada por uns e odiada por outros) para o cinema do livro do Douglas Adams "O Guia do Mochileiro das Galáxias", ficou perfeito com aquela expressão de "inglês confuso", que é a marca principal do personagem nesta "trilogia de 5 livros". Ainda não assisti à esta minissérie/série Sherlockiana, mas acho que é um ator à altura do desafio de interpretar um personagem tão carismático e importante quanto nosso Dr. Watson... Abraços TS, fiquei um bom tempo afastadão da blogosfera, mas gosto muito dos teus textos, se me permites vou voltar a ser o intrometido de tempos atrás! Sucesso!

    ResponderExcluir
  17. Estou no segundo capítulo dessa série e estou adorando. Achei super inovador e divertido.

    Um beijo, sweet.

    ResponderExcluir
  18. Muito boa crítica! É bom ver blogs e sites brasileiros discutindo essa série! E também é bom observar que a nova série de Mark Gatiss e Moffat (também responsáveis pelo aclamado Dr. Who) tenta trazer o Sherlock Holmes original dos LIVROS para o século XXI, deixando de lado as influências cinematográficas, que por vezes deformaram a visão do Sherlock Holmes original (que, só pra dar um exemplo, tinha menos de 30 anos quando conheceu John Watson, e não era um senhor de meia-idade como é retratado em todos os filmes que já foram feitos!).

    ResponderExcluir
  19. Alguem me pode dizer onde e que posso arranjar o filme para a tv Hawking com o Benedict Cumberbatch. E que disseram ai em cima que ja tinham visto. Adorava ver mas nao consigo arranjar a legenda. Podiam me dizer como e que viram ?

    ResponderExcluir
  20. Descobri este seu blog hoje e gostei mesmo muito de saber que há alguém do outro lado do Mundo e que fala a mesma língua que eu, que também é fã da série "Sherlock" da BBC.
    O Snail Trail é um blog de vários colaboradores, mas a maioria das nossas mensagens são sobre "Sherlock" e conseguimos ter notícias muito actualizadas. Visite-nos.
    Continue o excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  21. Já li vários livros do Sherlock Holmes, adoro mistério policial!

    ResponderExcluir
  22. Amo essa série! A escolha dos atores foi muito bem feita. E o que falar de Benedict Cumberbatch? Lindo e super talentoso. Estou tentando assistir tudo o que ele faz.

    Bom, quem quiser ver a série é só baixar por esse site: http://uksriesdownload.blogspot.com/
    Esse site é só sobre séries britânicas e os episódios já vem com a legenda. Muito bom!

    ResponderExcluir
  23. Sou muito fã dos livros e das adaptações do Sherlock, mas confesso q quando vi que seria ambientado no século XXI pensei que seria horrível e não traria nada de novo, mas todo o elenco é tão bom e realmente, Steve moffat não deixa nada a desejar! Essa versão do Prof. Moriarty, apesar de ele parecer mais novinho, ficou incrível! Adorei a série e mal posso esperar pela segunda temporada!

    ResponderExcluir
  24. adoro a serie e foi muito bom ter encontrado este blog, sou fa de sherlock tb, mas gente quem se riu do toque de telemovel do moriaty , a cena foi hilaria kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!