É incrível a maneira como alguns personagens literários podem ser reinventados diversas vezes e de todas as formas possíveis para a TV, o cinema e o teatro. E nesse caso, Sherlock Holmes, sem dúvida nenhuma, figura entre os maiorais nesse quesito.
Ano passado tivemos a adaptação para o cinema na visão do Guy Ritchie (crítica aqui no CQ&Sherlock). Houve quem amasse e quem odiasse, como era de se esperar em relação ao famoso personagem de Sir Arthur Conan Doyle. Porém a crítica especializada tratou de dar muitas estrelas para o filme.
Eis que agora nosso amado detetive dá o ar da graça em mais uma versão:
Sherlock BBC


A princípio era para ser apenas uma minissérie com 4 capítulos - e que ao ar foram apenas 3 (a BBC odiou o primeiro piloto, vetou sua transmissão e o refez). Deu tão certo que ganhou o status de série, deixando os fãs mais do que ansiosos para novas temporadas.
É lógico que parte maior do sucesso se deve a competência de seu elenco. Watson é encarnado por Martin Freeman. Nos fóruns teve quem achasse que a interpretação dada ao personagem deixou o The Best Friend um pouquinho aquém do esperado. Isso não é verdade, uma vez que uma interpretação na medida é oferecida. Sra. Hudson também tem uma ótima intérprete, Una Stubbs, e todos os outros do elenco também são muito bons. Contudo o destaque é Sherlock Holmes.
Benedict Cumberbatch é o responsável por essa interpretação magnífica de um Holmes atual. Inglês, tipo longilíneo, magro e dono de um rosto exótico, com olhinhos ainda mais exóticos que são de um azul ora verde, ora cinza, ora azul. Tudo está lá: Sherlock continua brilhante, excepcional, perspicaz, ótimo lutador, um exímio violista, depressivo quando não tem crimes, com manias, que ainda divide aluguel e que cultua uma filosofia de vida: TRABALHO e SOMENTE ele. Isso gerou um debate tremendo quanto à sexualidade de nosso detetive - ele é ou não é? Resultado: ele não é - nem nos livros e nem na série. Apenas um homem mais cérebro do que qualquer outra coisa e isso inclui não ter qualquer tipo de relacionamento. Praticamente um celibatário.
Temos aqui um programa imperdível - qualidade, ótimas interpretações, elenco de primeira, selo BBC e é Sherlock Holmes!