segunda-feira, 30 de maio de 2011

Resposta aos leitores (as)

O CQ&Sherlock inaugura mais uma sessão - Resposta ao leitores (as).

Funciona assim - você, querido leitor (a) - que tiver alguma pergunta sobre as postagens, sobre o conteúdo, sobre os livros mencionados, discos, bandas, ou mesmo com o intuito de começar um debate, deixe sua pergunta na parte dos Palpites (cometários das postagens) ou no Mural Recados Cafeinados (do lado)!

Começando:

Paulo Victor, estudante de Psicologia, Manaus - Amazonas - Brasil

"[...] Achei interessante você comparar Patrick Jane aos seus detetives preferidos (Holmes, Poirot, Marlowe), embora tenha uma pergunta em relação a isso: você não acha que ele pode ser comparado ao Dupan (Poe) e a Miss Marple (Christie)? Acho fantástico o modo como Jane monta um teatro para conseguir a confissão dos assassinos (muito parecido com Miss Marple) e as suas deduções me lembram muito as de Dupan (A Carta Roubada é um texto fantástico, você já leu? Recomendo.). Bom, não vou me estender muito. Espero uma resposta sua. (18 de abril de 2011)
 (Pergunta originalmente feita nos Palpites [comentários] da postagem Patrick Jane e eu...)
Olá, Paulo Victor!

Jane é fantástico! Ele, como eu disse, é uma mistura dos meus detetives favoritos. E, sim, também tem um pouco de Auguste Dupin (Edgar Alan Poe), afinal, Poe lança o modelo de detetive que teria, alguns anos depois, a encarnação perfeita e lendária em Sherlock Holmes. Então, com o jeito parisiense, a elegância e as fortes influências, temos aí muitas das caracaterísticas de Patrick Jane, acrescentando, claro, a astúcia, inteligência e a percepção cabível a todos os outros detetives citados (com exceção de Marlowe, que viria a ser o 'detetive comum', pago por hora e desprovido de genialidade). Quanto a Miss Marple, sua comparação é perfeita - temos todo o 'circo' montado para (já devidamente descoberto o realizador do crime) tornar pública a confissão. Porém tanto Miss Marple quanto Hércule Poirot tem essa característica mais acentuada (ou seja, os personagens de Christie). Como em Assassinato No Campo de Golfe e O Expresso do Oriente (com Poirot).

Tenho aqui o livro Antologia de Contos Extraordinários do Poe. Ontem, acompanhada de uma xícara de café bem quente, reli A Carta Roubada - estupendo!

Aproveito o ensejo para indicar o livro:

Antologia de Contos Extraodinários
Editora: Bestbolso
Autor: EDGAR ALLAN POE
ISBN: 9788577992188
Ano: 2010
Edição: 1
Número de páginas: 280

3 comentários:

  1. Aí!!!!! Que legal!
    Parabens Frank, bela postagem!

    ResponderExcluir
  2. T. S. Minha amiga!
    Adorei essa ideia de interatividade, tenho uma questão para ti.
    Não sei se você se lembra que fiz um poema com nosso amigo Jim Carbonera, quando ele tinha seu blog Estilo Distinto. Hoje o poema se encontra postado lá no Humoremconto: "Amor em uma flor de ébano...", comentaste na época que a parte que escrevi te recordou alguma coisa de "O Rouxinol e a Rosa", conto de Oscar Wilde.
    Wilde, é meu mestre inspirador na literatura, então minha questão é a seguinte, este escritor também te inspira ou inspirou em algo na composição de algum(s) post(s) teus?
    Abração amiga!

    Ana Cecília Romeu, Publicitária - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ops! Não comentei o post, especificamente.
    Sabe que o Paulo Victor fez uma colocação mesmo muito interessante. Desde o primeiro episódio que vi "The Mentalist" achei traços de Miss Marple em Patrick Jane, acrescidos talvez de ironia despretensiosa (ou quase!!!), que dá uma marca diferenciada a este personagem televisivo, mas não diminuindo em requinte!
    Beijos amiga!

    ResponderExcluir

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!