sexta-feira, 27 de maio de 2011

Confessionário & prece

Hoje olhei-me no espelho e vi alguém que não reconheci – a cor foi-se, o brilho e a vivacidade. Sinto dores, não tenho mais fome, emagreci muito e a hipocondria segue-me - minha saúde está em frangalhos.

Se eu falasse que no momento não sinto vontade de virar ‘um feixe luminoso de luz’, estaria mentindo - fruto da minha total desesperança.

É, óbvio, que quando o silêncio adentrar em meus ouvidos e a madrugada abraçar-me, colocarei Michael Nyman para tocar e chorarei compulsivamente por todo o sofrimento que consome minha vida.

Amo, expresso-me, peço, imploro. Recebo a indiferença, o talvez, a falta de tempo. Meu coração não suporta mais a distância, a desaprovação.
E iconoclastas aproximam-se. Sem tardar, golpeiam-me certeira e precisamente. Deixam-me em milhares de pedaços e com a culpa por ter recebido tal punição – não é permitido-me chorar, sofrer, cair em tristeza. É feio, muito feio – você não tem esse direito – VOCÊ NÃO TEM! (assim repetem-me incansavelmente...)

Inferno, purgatório, tártaro. Minha alma queima por algum crime que desconheço.

Estou presa. Não posso pedir abrigo para proteger-me dessa tempestade que aflige-me.

A solidão é um dos males mais cruéis – mostra-me um mundo cheio de lágrimas e o rosto da exclusão.

Taciturno sótão.

Talvez seja um dos meus dias mais tristes. E nem ao menos tenho o direito de ter minha melancolia sem sentir-me culpada ou envergonhada pela mesma.

Deus, por favor, que eu apenas sobreviva.

6 comentários:

  1. T. Sherlock Frank,
    talvez te acrescente o que vou dizer, outro dia estava conversando com um amigo (virtual), blogueiro, em cima de um poema que ele fez. Ele me disse que, no que concordei, que existem dois tipos de melancolia, aquela furtiva de adolescente, que sofre por sofrer, quase por manha, uma espécie de melancolia quase que superficial, e a melancolia do noir, do vazio com motivo, mas que por incrível que pareça é bonita,tem significado. Um momento de vazio e sofrimento necessário para o nosso crescimento, para nos destruirmos e construirmos de novo, aí sim a iconoclasia que acresce. Penso que podemos experimentar, vez por outra, como dizia Wilde: "o significado do sofrimento e toda sua beleza".
    Amiga, qualquer coisa, estou aqui!

    Linnnnda a tua foto! Parece um anjo barroco! Beijos

    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    PS.: Se por acaso quiser conhecer os poemas desse meu amigo,o nome dele é Jorge Pimenta, o blog dele é de Portugal, os poemas são lindos e inspiradores, bons para momentos assim:
    http://viagensdeluzesombra.blogspot.com

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Não esquece, qualquer coisa, me procura.

    ResponderExcluir
  3. Olá TS Frank,
    Meu, tenho percebido que suas postagens ultimamente estão refletindo uma espécie de melancolia que não vai adiantar nada e muito menos acrescentar algo em sua vida.
    Você escreve super bem, fez audioposts bacanas e não deveria parar com isso.
    A solidão? O silêncio? É preocupante, mas nada tão ruim assim. Ficar só e em silêncio de vez em quando faz bem, só não podemos acostumar com isso e aí cabe a cada um fazer valer o direito de ser feliz.
    Pra cima garota!!!!!!!!!!!
    Beijo e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Uma vez uma menina que eu gostava muito e fazia tudo por ela me meteu o pé na bunda, eu fiquei terrivelmente deprê, fiquei assim igual vc está, não queria sair de casa , não queria conversar com ninguém, não queria nada! Só escrever coisas tristes e mais nada. Eu não queria nem ouvir as pessoas que estavam com dó de mim e meus pais então (eu tinha uns 17 anos) eu nem queria ver!
    Foi então que meu pai (que era musico profissional e detestava meus rocks), entrou no quarto um dia, colocou um cd do Ramones e falou assim: - A musica mexe com nossas emoções, escute essas musicas terríveis mas que te deixam feliz e saia dessa caverna que virou seu quarto, porque essa namorada foi a primeira que não te deu valor mas a vida é assim mesmo... Ninguém dá valor pra quem tem e ninguem reconhece a pessoa que vc é... Nonguem não, os seus pais e alguns irmãos te admiram de verdade e UMA pessoa também vai fazer isso um dia, mas não vai ser facil de encontrar... Você quer moleza?

    Depois dessa fala eu entendi que o ser humano é assim mesmo, nem conhecidos, nem patrões, nem amigos de trabalho, nem algumas namoradas... Aí eu percebi que algumas meninas eu deveria ter dado mais valor porque elas mereciam, mas eu não dei, e que algumas meninas deveriam dar mais valor a mim e também não deram. Até que muitas idas e vindas depois eu encontrei alguem que casou comigo, casou nas idéias, casou no coração, casou em tudo até no altar e no cartório, hahahahahaha.

    Então minha amiga... Bota uma música alégre dessas porcarias que vc gosta aí, sai dessa caverna e se prepare que a procura é longa... Ou vc quer moloeza? Se quizer come sopa de minhoca que deve ser molinho, molinho...
    Um beijão, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  5. t.s. frank [por que razão ao escrever-te penso em t.s.elliot mais do que em s. holmes? :)],
    conheces o livro do desassossego, do bernardo soares? nele, a melancolia ganha uma expressão como em nenhum outro. não, não falo dessa melancolia trabalhada, como os produtos de pastelaria que podemos condimentar consoante a sensibilidade do palato; falo na profunda relação que mantemos com os outros e connosco mesmos e que funciona como serena inquietação, indagação conducente à auto-[rec]construção; é o espelho que não embacia ou a árvore que não nunca conheceu as estrelas, mas porque encontra, reconjuga e redime, ninguém, por mais iconoclastia queinvoque, tem o direito de tentar interromper. esses sentem-no capricho, crime ou castigo de algumas peças de um todo que se movimenta em prol de um mecanismo global, de rosto indefinido e comandado à distância por uma mão insaciável que subjuga tudo ao chavão da “vida”, do “tempo” e de uma falsa completude. e nós? eo eu? e o que se esconde por detrás da máquina?
    haja o direito à melancolia. porque as impressões digitais nunca se repetemnas mãos do mundo.

    ResponderExcluir
  6. Vez por outra nos sentimos assim, melancólicos e meio down. Sempre quando estou num estado de meio deprê costumo ler a Bíblia ou escutar o Pet Sounds, dos Beach Boys, é tiro e queda. Mas às vezes também quando direcionamos nosso pensamento para outro foco ou tentamos nos ocupar com alguma coisa esses sentimentos dão lugar a outros menos densos e até alegres.

    Muito bem escrito teu post.

    Abração pra ti.

    ResponderExcluir

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!