sábado, 5 de junho de 2010

Recomendação Musical - Enya


Quem pensa que a Irlanda resume-se a U2 e conflitos separatistas, está enganado! O país tem muito a oferecer no quesito música.

Nesta parte, destacam-se duas vertentes - o rock (U2, The Corrs, The Cranberries, Rory Gallagher...) e o New Wave ou Celtic Music (Clannad, Enya, Secret Garden, Anúna, Celtic Woman...). 

Porém, tratando-se de Irlanda em um contexto cultural e folclórico (leia-se cultura celta), Enya pode ser descrita como a rainha do então New Wave.

Escutar Enya significa relaxar, principalmente. Além disso, é imaginar um mundo com grama verde, casinhas vermelhas, balões coloridos e um arco-íris lá no horizonte além-mar. Trocando em miúdos - é fantasiar. Quem resiste a Caribbean Blue?

Enya começou com o Clannad (que gosto muito mais do que ela própria). Depois seguiu carreira solo. Com sua voz única, tornou-se rapidamente um sucesso mundial. Ela já ganhou diversos prêmios, incluindo um Grammy. Até mesmo um asteroide foi batizado com o seu nome - o 6433 Enya.

Posso colocar aqui uma pitada de experiência própria. Enya é trilha sonora de muitas das minhas metas pessoais e profissionais. Quando tenho esperança, é a cantora irlandesa que tenho como fundo musical (junto com, mais uma vez, o Clannad).

Imagine-se em um lugar com as características que mencionei há pouco. Você vislumbrou sorrisos? Então... Quem melhor para acompanhá-lo do que as músicas suaves e renovadoras de Enya? Quem sabe um dia tudo isso não se torne realidade e esses acordes suaves como a brisa não soarão delicadamente em sua mente? Então, o melhor a fazer é exercitar, exercitar, exercitar...




Para saber um pouco mais...

8 comentários:

  1. Gostei muito dessa Enya ai não ;\
    Mais gostei muito de sua hisdtoria bem legal *-*'
    Adoorei o blog , vou passar a visitar mais vezes ...
    Beeijos, ;*'

    www.cerejalouca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amo de Paixão Enya...
    Uma das minhas cantoras favoritas...

    Curti o seu blog...Add??

    bjokas e passa lá no meu tb!

    ResponderExcluir
  3. Poxa, amei seu post sobre Enya, ela não é a minha cantora predileta, mas eu gosto dela!

    ResponderExcluir
  4. Enya, devem fazer pelos menos 3 anos que não ouço Enya, seu post reacendou a vontade de ouvir isso, deve ser porque tenho me estressado demais. Gostei do post, e alias, me desculpa mas eu detesto U2.

    Gostei do seu blog, achei sóbrio, e todo admirador de Sherlock Holmes e café merece meu respeito.

    http://casadeinverno.wordpress.com

    P.S.: tá inclusa nos favoritos...

    ResponderExcluir
  5. Oi menina! Passando para curar a ressaca..Sabe que eu detesto musiquinhas New Age, mas Enya eu até gosto. Já conheço a bastante tempo mas fazia um tempão que não ouvia. Essa tá legal (ainda tá na metade). E viva a Irlanda! Bjs, aparece!

    ResponderExcluir
  6. Hey, e obrigado por responder ao comentário :)
    Nunca li nada da Lígia Fagundes Telles, mas já ouvi falar, vou ver se consigo algo dela pra ler.

    Adoro celtic music, é o tipo de música que me dá a impressão de viajar no tempo. Enya é realmente a rainha, e foi a primeira do estilo por quem eu me interessei.
    Aliás, a gravadora Putumayo tem uns discos de compilação de celtic music muito bons, se você já não conhece, eu recomendo ^^

    ResponderExcluir
  7. nossa Enya é bem bom .... estudei uns 4 anos sobre arte pagã e cultura celta ... depois parei porém as musicas são irresistiveis ... tem algumas outras além da Enya, vou recomendar pra vc lorena mckenit é só buscar no google pq não sei se é assim que escreve o nome dela, porém ela tb é ótima, vc vai gostar .... bjos flor hah, eu vi que vc já colocou os parceiros lá como queria, eu to sem meu pc entrando pouquissimo na net... mas eu ia te explicar xuxu :(

    ResponderExcluir

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!