segunda-feira, 7 de junho de 2010

Dia de TPM: Sou Phd - Por hora desempregada

Minha cabeça vai explodir - fruto de uma tarde de sol e muito estresse. Hoje foi dia de entregar currículos para arrumar um trampo nesse famigerado lugar.

O pior de deixar currículos é que você sabe que tem que fazê-lo aos milhares, sem nenhuma garantia, para ter a chance de uns 3 chegarem inteiros às mãos de quem devem chegar e que a oportunidade de ser chamada para uma entrevista faça.

Nunca tive trabalhos, assim, trabalhos maravilhosos. Mas enquanto estava estudando, dava para aguentar.

Arrumar um bom emprego depende muito de influência, pelo menos nas cidades pequenas. Se tu não tiveres isso, o jeito é apelar para os concursos públicos (porque todos querem trabalhar de menos e ganhar demais - eu detesto concurso públicos!). Quando não se tem a famosa "indicação", então, se pintar um serviço, fique feliz!

Minha última experiência em trabalho, e a primeira na área que eu erradamente me formei, foi desastrosa. Eu estava no livro 1984 de George Orwell e não sabia. Contadores podem ser mesquinhos e malvados...

Hoje foi apenas o passo para a procura de um trabalho temporário. Por quê? Porque minha metas rumam para outro lugar, onde reina a brisa do mar e o tão sonhado curso de Física.

Eu devia ter mais esperança aos 24 anos. E tenho. Só que quando se está no lugar errado, convivendo com pessoas que não entendem você, ignorantes quanto a maravilhosa diversidade de possibilidades, a cabeça começa a entrar em conflito. Eu tenho que acreditar que é só uma fase, fruto de um curso que não era para mim. E que, apesar de todos falarem que eu tenho que investir eu algo que eu detesto, tenho eu que confiar mais em minhas vontades.

Quando decidiu ser escritor, George Orwell passou poucas e boas, desempregado, fazendo uns bicos. Ele viveu um período de extrema penúria quando passou por Londres e Paris. Depois narrou tudo em Na Pior em Paris e Londres (1933). E hoje, George Orwell entrou para a história dos grandes escritores mundiais.

Se correr atrás de um sonho necessita de perseverança, então dê a cara aos tapas. Mesmo que isso signifique procurar empregos temporários, voltar aos bancos de cursinho pré-vestibular, mudar de cidade, morar em pensionatos, mais 5 anos de faculdade e muita, mais muita desaprovação dos outros. Ninguém sabe o que você sente. Será que esses que ficam alfinetado são realmente dignos de atenção? Já ofereceram lenços para suas lágrimas solitárias?

... E enquanto a tão sonhada terra da brisa do mar e do curso de Física não vem, um trampo seria bom...

E como dizia o mestre Raul Seixas:

"A formiga só trabalha porque não sabe cantar."

Então, no geral, vale: "E por isso que nós só trabalhamos quando precisamos de dinheiro." (Franz Ferdinand).

25 comentários:

  1. É..o curso d física é BOM..mais pra quem gosta..tem paciência e etc etals.. eu detesto fisica e matemática..minha irmã se formou nos dois..rs não sei como conseguiu..eu não teria cerebro pra isso..rss
    sobre os versinhos finais..adorei..vc eh a cultura em pessoa Ts F. adoro t ler..vc escreve d um jeito..q não vi igual aqui pelo blog..desejo mto sucesso pra esse seu cantinho..vc merece q te leiam..e com gosto!
    Boa sorte nas entregas do curriculo..
    sei como se sente..eu não to trabalhando tb pq to em ksa d repouso..kkkkkk mais to q nao me aguento..não gosto dessa vida vegetativa não..sem contar q dindim faz eh falta..rs
    Bjos e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. bah, cara... eu te entendo... se trabalhar fosse bom, não era pago... e tem muita gente que come até merda para ganhar uns miseros trocados... sorte ai

    ResponderExcluir
  3. Estou vivendo praticamente a mesma coisa.
    A diferença que me garanti numa área boa de serviço público :)
    assim tenho tempo para planejar melhor meu futuro...

    ResponderExcluir
  4. OI,achei teu blog através do de uma amiga(Jacona),e simplesmnete adorei tudo o q li,várias lições aprendidas de um post de um blog q eu acabei de conhecer.
    Muito Obrigada pelas pequenas e graciosas dicas!
    Ah e se puder dá uma passada no meu blog:
    http://deniwonder.blogspot.com/
    E na luta sempre!

    ResponderExcluir
  5. Não tem coisa pior que você trabalhar ou estudar uma coisa que você não se identifica. Mesmo se você se acostumar, não vai ser a mesma coisa de fazer o que realmente gosta. Dou maior força pra você Fran, não dê ouvidos a quem não ti apóia. Há, e se acostuma rsrs, tem muito chefes que são uns verdadeiros "pé no saco". Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Acredito que fazer aquilo que gostamos é fundamental, por mais , as vezes não se é remunerado como deveriamos...outras vezes também nos submetemos a fazer auuilo que não gostamos justamente para poder sobreviver!
    Querida muito obrigado pelo comentário no meu Blog!
    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Cara, enviar currículos é jogar na mega senna, a única diferença é que um dia a sorte vem (nem que demora bastante). Por isso desisti de procurar, um dia o emprego vem...
    Sozinho? hahahahaha
    Ae, aceita parceria? Arrumo teu banner lá em SÓCIOS, e em troca tu me coloca aqui (BANNER OU LINK, não tem problema) Qualquer coisa responde lá no blog em forma de comentário mesmo...)

    SAUDAÇÕES COLORADAS!

    ResponderExcluir
  8. nunca na minha curta vida de ,21 anos arrajei emprego atraves de curriculo tudo na velha e boa base da indicação, em falar em contabilista eu um vez viz um poema sobre os Banqueiros, bem acho que você gostaria

    mais quem trabalha no mundo dos números quase sempre são insesivéis a vida, mas nada de generalizações,

    ^^

    poxa amei teu elogios, elogios faz bem a alma e eu estava precisando de alguns meus dias tem sido tão chatos

    como diria Bandeira

    "Como é ruim viver quando não se tem esperança"

    ResponderExcluir
  9. Confesso que fiquei com preguiça de ler hsuhs , mas teu blog tá demais ! to seguindo

    ResponderExcluir
  10. Pois eh ... graduacao nao eh garantia de emprego pra ninguem ... e o famoso Q.I (quem indica) eh usado em todos os lugares no mundo todo (infelizmente).
    Mas o jeito eh se manter atualizado, nao desistir de procurar e fazer contatos ...
    Ninguem disse q eh facil ... mas nao eh impossivel ... pensamento positivo e forca pra correr atras.
    Jah tentou a Catho? Aki em SP funciona hehehe

    Dah uma passada lah no meu blog:
    http://artculando.wordpress.com
    =)

    ResponderExcluir
  11. Oi querida!! Gostei do visual do seu blog, amo Queen, e adorei sua visita!! Vim pra retribuir, e que bom que vim, pq valeu demais!!

    Olha, um conselho só pra reforçar sua determinação: lute mesmo, corra atrás do que vc quer de verdade, e não dê ouvidos aos que só sabem criticar e desencorajar.

    Meu erro no passado foi ter dado ouvido a esse tipo de pessoa e acabei deixando de fazer o que eu realmente queria.

    Pense que vc tem que ser feliz, e o que vc escolher agora é o que vc vai fazer ( em tese) pelo resto de sua vida, portanto escolha algo que te dê mais do que grana, que te dê prazer. Pq a vida já bem complicada, mesmo com grana, com carrão, com conforto. Se vc tiver tudo isso, mas for frustrada, não vai adiantar de nada.

    Linda, bjinho pra vc.

    Tô te seguindo tambem.

    Volta lah no meu blog outra hora com tempo pra conhecer mais.;)

    ResponderExcluir
  12. pois é amiga..sinto lhe informar..mais se tem uma coisa q eu detesto é futebol cara ¬¬
    detesto os jogadores..essa comercialização q eles fazem em cima..esse negócio de copa..
    pudiam pegar esse dinheiro e investir mais no brasil..gente passando fome..gente doente..e não em pagar salários p esses kras q ficam correndo atrás d bola..kra eu sinceramente dá vontade d ir pro mato nessa época..tenho alergia véio..gosto não..¬¬
    Bjinhos e obrigado pela parceria
    me senti..adorei
    aliás adoro o CQ & Sherlock :B

    ResponderExcluir
  13. Vixi esse negocio de mandar curriculo é osso mesmo, e muitas vezes vc nem é chamado....
    Mas o importante é não desistir e continuar firme ^^

    ResponderExcluir
  14. Olha, futebol não é comigo. Quer dizer, eu sei que tem um certo jogo político envolvido nessas coisas, então é até bom acompanhar, mas eu acho muito chato xD

    Quanto aos currículos, boa sorte.
    E siga seu sonho mesmo, não dê ouvidos pros que tentam te desencorajar, afinal "você faz o que ama e foda-se o resto".

    ResponderExcluir
  15. Opá, gostei desse blog tbém! e assim como vc eu tbém curto o Sherlock Holmes, dê uma conferida em algo q escrevi no meu blog a respeito desse grande personagem indo em: http://cinemeirosnews.blogspot.com/search/label/S.%20H.
    obs: grande abraço do seu amigo Érico do blog do pena

    ResponderExcluir
  16. mto bom!!!!

    eu recentemente sair o EB, e estou curtindo umas ferias... extra, bem penso em passar para PM, sei q todos vão odiar é falar, mas.. já ta decidido, daqui a 1 mês e 18 dias faço 23 anos, estou ficando com medo a cada dia que se passa, por não ter algo fixo, que dê para levar para o resto da vida.
    Imagino vc então: cidadezinha, Ogres, etc....

    ResponderExcluir
  17. Perdôa o abuso, mas já na primeira visita estou me sentindo em casa, com os pés em cima da mesinha da sala. Gostei do estilo informal e direto do teu texto, além do conteúdo deste post bater em cheio com o que também ocorreu comigo (curso errado + sequência de empregos insatisfatórios = tiques estranhos no rosto e pensamentos impublicáveis), e pelo visto estás no caminho certo - de procurar fazer o que gosta, o resto é ruído. Simpatizo com a Dona Física desde que li "A Dança do Universo" do Gleiser, mas esfriei quaisquer pretensões de paquera após ser apresentado ao parente mais próximo da noiva, o senhor Hawkings. Hoje em dia apenas nos cumprimentamos às distância, ela toda faceira, com seus mistérios e teorias por unificar, e eu constrangido, cabisbaixo como um pretendente dispensado...
    Abraços e boa sorte na caçada ao emprego!

    ResponderExcluir
  18. Adorei os palpites ao inves de comentário... gostei do seu blog!!! estou te seguindo, obrigada
    PS: nao perca as esperancas, elas ainda estao na caixinha da pandora :)

    ResponderExcluir
  19. amei o jeito que você escreve, li os posts e voltarei mais vezes....

    To seguindo....

    Mary

    ResponderExcluir
  20. Olá! Obrigado por toda a atenção e gentileza, fiquei sem palavras - garanto que isto é inédito... Assim que conseguir colocar mais que uma indicação nos Parceiros Percadores o CQ&S vai estar lá, bem exibidão. É que sou um terrível analfabyte, vivo consultando o Luciano Avancini, do Trincheira Cerebral, outro dos nossos parceiros de trago lá da Taverna do Moe. O coitado ainda vai escrever a Cartilha do Mobral Virtual em minha homenagem...
    Respondendo: é claro que conheço o Sagan, eu tinha uns 4 anos em 1982 quando a Globo exibiu "Cosmos", que eu via com verdadeira adoração, largava o que estivesse brincando para assistir, não perdia um. Sei que é estranho falar assim de um livro de ficção científica e questionamentos filosóficos, mas "Contato" é um dos livros mais singelos que eu já li. Belo, poético mesmo. O Sagan também é em parte responsável pela formação do meu ateísmo - comprei o "Mundo Assombrado por Demônios" para presentear uma amiga, e por um feliz desencontro acabei ficando com o livro, que li, reli, e pela minha última contagem estou na centésima-duodécima releitura. A apaixonada defesa em nome da Ciência me deixou boquiaberto! Foi quando descobri o primeiro e único motivo racional pelo qual valia a pena lutar com toda a vontade!
    Dei uma lida nos teus autores e livros favoritos, temos gostos em comum, também adoro o Alan Poe, Chandler, Conan Doyle e o Wilde, eles fazem parte de uma lista bem grande de autores que visito com bastante frequência. Sou um leitor exagerado, gosto de ler vários livros ao mesmo tempo, nunca menos de três, desde que sejam de boa safra, claro, mas me contenho quando chego aos seis, sete, senão faço bagunça.
    Com relação à tua decisão de fazeres Astronomia, bato o pé e digo bem alto que é sempre tempo de realizar aquilo que se gosta. Imagina se o meu ateísmo radical estiver certo e a gente só tiver esta vida mesmo? Já pensaste em chegar a uma idade avançada, olhar para trás e ver que só atendeste às expectativas dos outros, que só seguiste conselhos dos outros, que só satisfizeste as vontades dos outros, que só os outros se divertiram durante toda a exibição do filme "T.S.Frank"? Seria frustrante estrelar este filme, eu imagino... Por isto te dou a maior força. Como disse no outro comentário, o resto é ruído - resmungos de pequenos egos, insatisfeitos por não conseguirem deter o vôo de alguém com as asas maiores que as deles. Mas voa logo, senão eles te convencem.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  21. Nossa, agora que postei me dei conta do tamanhão do comentário que escrevi!!! Desculpa o monopólio da página, se não me expulsares do blog prometo ser bem mais comedido nos próximos posts!

    ResponderExcluir
  22. A cada dia que passa, vejo o quanto é dificil permanecer num sonho. Principalmente quando todos (ou pelo menos aquelas pessoas que são o seu tudo) se viram para te encher a cabeça de minhocas. Continue firme no seu sonho. Gostei da sua determinação. Terá história, isso é o que importa.
    "Seu sonho dura até você acordar, então não acorde".
    Gostei desse espeaço!
    Beijos

    ResponderExcluir

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!