domingo, 24 de janeiro de 2016

Ecos das montanhas que tocam o céu

Na calmaria das montanhas enluaradas
Sobre a brisa gélida da noite sorrateira
Há sons e caminhadas
Daqueles que vagueiam à espreita.

São almas em forma de sussurros
E suspiros daqueles que amam.
São poemas recitados em uivos 
Por vozes milenares que cantam. 

Agora, o pó,
A solidão...
Carne e sofrimento. 

Depois, ecos de amores perdidos,
Espíritos andarilhos
das montanhas renascidos. 


T.S. Frank




Para saber mais...

R. Carlos Nakai
R. Carlos Nakai é um grande flautista nativo americano de origem navaja/ute. Nasceu em 16 de abril de 1946, em Flagstaff, no Arizona, EUA. Seu nome verdadeiro é Raymond Carlos Nakai e é considerado referência quando os assuntos são música nativa e flautas NAF - Flauta Nativa Americana. 

A Biblioteca do Congresso (Library of Congress) possui mais de 30 dos seus trabalhos preservados no Centro de Folclore Americano (American Folklife Center).

Seus álbuns Earth Spirit and Canyon Trilogy são os únicos álbuns nativos americanos com os certificados de ouro e platina, respectivamente, pela RIAA (Recording Industry Association of America).

Nakai desenvolveu um sistema de tablatura para flautas nativas (conhecida também como Nakai Tablatura) que pode ser usada em NAFs com várias afinações.

Em 2005, ele foi introduzido no Arizona Music & Entertainment Hall of Fame. Também ganhou o Arizona Governor's Arts 1992. Possui um Doutorado Honorário pela Northern Arizona University, que recebeu em 1994. Tem Mestrado em Estudos Indígenas pela  Universidade do Arizona. 


**Notas da Autora

Nakai é referência para quem gosta e toca música nativa americana, principalmente os flautistas NAFs. Assim que comecei  a tocar minha NAF (bamboo flute in F) a Nakai Tablatura ajudou muito. Seus álbuns são presença constante nos meus dispositivos móveis (eu uso o Spotify, mas está disponível no Deezer também). 

Um dia farei uma postagem falando sobre minha paixão pela cultura indígena americana e também a sul-americana. Se um dia puder sair desse abismo em que moro, meus planos são separar um ano para ter mais contato com essa cultura, principalmente os ensinamentos sobre espiritualidade, também baseados na reencarnação. 

Hoje a NAF significa muito pra mim, um refúgio e um descanso mental. É impressionante a ignorância das pessoas acerca da importância, história e beleza desse instrumento. Não raro, aqui onde moro, as NAFs são reduzidas a gírias de usuários de canabis ou relegadas a sarjeta quando fazem piada com outro belo instrumento que padece na boca de pessoas com o cérebro de um gambá em coma: a Flauta de Pã (instrumento milenar andino). 

Para Escutar... 

2 comentários:

  1. Suas palavras ecoam em mim
    Como um vento frio das montanhas
    E aquele cheiro perturbador
    Ecoas gritam cada vez mais altos
    E no fim só solidão

    Adorei seu texto, desculpe a ousadia..seu texto é inspirador...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Fatiminha! Que bom você por aqui!!! Nunca seria ousadia de sua parte, você é ótima - e uma talentosa escritora! Apareça sempre!!! Um grande beijo! =***

      Excluir

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!