sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Dia de TPM: a bagunça do + Educação e outras barbaridades que só esse Brasil tem!

1. A Desilusão com o Mais Educação



O Programa Mais Educação é uma maneira de dar aos alunos mais carentes uma assistência extra escolar. É uma tutoria ou, em linguagem mais simples, aulas particulares para alunos menos favorecidos. Tudo no papel é lindo... Até você fazer a prova para a monitoria e passar.

E foi o que aconteceu com a escritora desse Blog e o começo de uma novela.

Fiz a prova da então monitoria e passei (juntamente com mais dois colegas do curso de Física, que também passaram). A prova consistiu em uma dissertação envolvendo os temas específicos do conteúdo do Programa. Um dia depois, mandaram um SMS para o celular de um dos colegas que fez a prova comigo - era a convocação para que a diretoria enviasse-nos para as devidas escolas. Até aí tudo corria bem.

Chegando ao local (que funciona apenas quatro horas por dia - serviço público brasileiro, trabalhando muito, como sempre!), percebi os primeiros sinais de uma total falta de controle e organização. As escolas eram escassas, longe, em lugares perigosos e, muitas delas, pouco acessíveis. Essas sempre sobram! Dadas as poucas opções, fui para uma escola mais distante da minha casa que o Lugar Tão Tão Distante. Assim, saí com um papel para cinco turmas, recebendo R$ 80,00 reais por cada uma, três vezes por semana, no horário da manhã.

A escola desse bairro retrata a falência das gestões das escolas de base. Parece uma prisão - crianças apáticas e banheiros precários. Até o Sol brilhava, naquela tarde abafadiça, de forma entorpecida. A única vantagem era que os ônibus passavam a todo momento.

Cheguei, apresentei-me e, para minha consternação, já havia uma monitora para a área de Matemática. Esta referida como "a filha de fulana de tal" (como alguém pode se direcionar a um profissional nesses termos sem que isso pareça um jogo de cartas marcadas?). Por fim, mandaram-me de volta para a Secretaria Gestora do Programa - precisavam de uma monitora que desse aulas de TODAS AS MATÉRIAS - E, magicamente, descobriram essa necessidade naquele momento (escravidão, bem-vinda!).

Voltei então com "o rabinho entre as pernas" e fui direto para a geladeira infinita.

Simples assim: eles não possuem o controle de quais escolas precisam de monitores e quais as áreas específicas. Reclamei bastante e falei muito. Levei um "Ligo para você avisando quando surgirem vagas." como um "Pessoas que reclamam e não nos paparicam não vão ter essa oportunidade assim." A verdade é que se você não for indicado por um diretor ou tiver alguma contato, dificilmente conseguirá escolas mais perto de casa ou mesmo trabalhar em qualquer uma (Meus colegas, que chegaram primeiro do que eu para pegar escolas, conseguiram e já estão trabalhando.).

Decepção total! Obviamente o dinheiro é importante e necessário, contudo as crianças poderiam aprender e ter oportunidade de conhecer e fixar conteúdos, principalmente nas áreas de Matemática, Astronomia e Linguagem. Não estou gabando-me (talvez um pouquinho).

Por que existe essa prova se não há vagas suficientes para monitores? Que baita cilada! Bela maneira de começar a ensinar - não ensinando NADA!

Estou aguardando... E, provavelmente, ficarei só nisso.


4 comentários:

  1. quando se fala de gestão aqui., é tudo decepcionante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Tha'li! Brasil cada dia entrando mais fundo nesse buraco infinito. Estamos no caos. Só roubos, corrupção, violência, injustiças... :(

      Excluir
  2. O que mais vejo nas escolas é a falta de organização, interesse dos responsáveis e falta de estrutura para colocar em prática esses projetos lindos de papel. E acabam não dando muito certo. Infelizmente, é assim.
    Sobre a zeladora, acho que não tenho nada a dizer pelo quão absurdo foi a atitude desse delegado. Que engasgue para coisa pior...

    Grande abraço
    perplife.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mateus! Tudo bem? Espero que sim! Sim, você disse só verdades. É uma pena que a corrupção e a falta de interesse dos encarregados façam com que nosso País vá de mal a pior. O caso da zeladora só comprova mais o fato de que poder, nas mãos das pessoas erradas, gera verdadeiros tiranos. Abraços!!!

      Excluir

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!