sábado, 13 de setembro de 2014

Quem é U2?


Chamada da matéria do Jornal O Globo Eletrônico

Nunca pensei que esse dia chegaria, afinal, com tanta tecnologia, você pode, praticamente, conhecer todos os ramos musicais e suas histórias.

Mas muitas coisas mudaram de uns 10 anos para cá e isso assusta-me para valer. Diante da recente notícia de que usuários do iTunes reclamaram do álbum grátis do U2 em suas bibliotecas, o horizonte da esperança tornou-se uma grande utopia digna de Thomas More. Aqui não cabe o julgamento acerca de "você gostar ou não de U2" e sim analisar a que ponto chegamos na total falta de CONHECIMENTO sobre o que se está criticando. Eis os sinais claros e concisos do analfabetismo desolador e da falta de compreensão como um todo. Eu adoro U2. Ponto! Quem não gosta tem suas razões. Contudo chegar a perguntar algo que o Google "Oráculo Supremo" e o Youtube respondem em questão de segundos é, no mínimo, digno de um castor com morte cerebral. Imagine, há 10 anos, ganhar um álbum do U2? Uau! E agora - "Quem é U2? E por que as músicas deles ficam aparecendo no meu iPhone?”, soa como a trombeta do fim dos tempos, ou, pelo menos, do enterro da cultura e discernimento - R.I.P!
Chamada do iTunes para o álbum novo do U2 -
Songs of Innocence
Outro dia fiquei imaginando como deixam a tal Nicki Minaj veicular um clipe pornográfico sem restrição de idade e uma música que faz apologia a uma sentença imbecil: O CRIME COMPENSA. Pior não é esse fato e sim os defensores de tal "zoada do inferno", literalmente. Então eu lembrei que aqui temos o famigerado funk carioca, os forrós pseudo-universitários (ou melhor, pela maioria, totalmente universitários, se é que me entendem...). Conclusão: é um funeral global mesmo.

Daqui algum tempo, como um Museu, para preservar o que o ser humano fez de melhor (aqui somente cabe o melhor, mas sabemos que Museus também preservam histórias tristes.), teremos que guardar em vitrines discos e CDs do U2. E, como os feitos de Hércules ou qualquer conto grego ou romano, contar, de geração para geração, que um dia a música foi excepcional.

Perder a paciência, nesse caso do U2, é fácil, afinal, sempre prezo pelas boas discussões, mas como não se assustar com a ignorância e comentários baixos daqueles que só sabem recorrer a esta ferramenta por falta de educação mesmo? Não tardará, para defender esses embustes da Finada Disney de Outrora ou do Top Billboard, que a inquisição volte. Ninguém pode criticar um álbum da Beyoncé ou Lady Gaga, por exemplo. Mas (apesar da falta de propaganda em prol dos seus próprios gostos musicais - Beyoncé com Etta James e Aretha Franklin e Lady Gaga com Tony Benett) quase nenhum "consumidor" assíduo de suas "obras" dá-se ao trabalho de pesquisar sobre os pilares de suas "divas". Sim, eu tenho medo do futuro. Como Philip Roth escreveu, a literatura, como conhecemos, está morrendo e terá um fim daqui uns 10 anos ou pouco mais. A música segue o mesmo trajeto. E o que isso nos diz?

A civilização é descrita por seu grau de desenvolvimento e avanço em vários setores. Sim, voltaremos a idade da pedra em cérebro e chegaremos ao mundo dos Jetsons em tecnologias extraordinárias inúteis para a educação por culpa daqueles que as operam. Trágico!

Fontes:

Irritados com álbum-presente, usuários do iTunes indagam 'quem é U2?' nas redes.



Algumas músicas do U2 - Experimente!






2 comentários:

  1. Olá,
    Vi seu link na blogosfera e resolvi vir aqui conhecer!
    Olha, eu compartilho com você dessa preocupação. Tudo bem que gosto é gosto e cada um tem o seu, mas não ter a mínima preocupação de conhecer antes de criticar é um absurdo, o cúmulo da ignorância! Por acaso U2 é uma das minhas referências musicais também...

    Já li muita coisa parecida também sobre a banda que mais gosto: Stones! Então, do que adianta tanta tecnologia se quem usa não tem condições para isso? Quando comecei a gostar deles, fui atrás das "referências" dos caras e foi ai que conheci muita coisa boa e me apaixonei pelo blues!

    Enfim, tempos difíceis virão! :(

    Se quiser conhecer o meu espaço, fique a vontade também...

    Abraço,
    Flávio Ribeiro

    portaodoinfinito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Flavio, não conhecer alguma banda/artista/qualqueroutracoisa não é crime, mas o que custa pesquisar, logo hoje em dia que há tanta facilidade em obter informações?
    Ah, e também gosto do U2.
    Abraços!
    www.devaneiosedesvarios.com

    ResponderExcluir

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!