sábado, 19 de julho de 2014

Nebulosa Estelar

"Era uma vez um raio de luz. O raio de luz viu uma Drag Queen e desejou brilhar tanto quanto ela. Mas ele só brilhava na cor dourada, muito outono. Ele queria ser primavera. Sendo assim, teve, um dia, uma grande ideia: comprou purpurina de todas as cores. Jogou, fez chover e uma atmosfera de pó cintilante se fez: era o nascimento de uma nebulosa estelar."


T. S. Frank

Anjo de neve: a Sharpless 2-106 é uma belíssima região de formação
de estrelas localizada a aproximadamente 2 mil anos-luz da Terra.
A poeira cósmica e os gases criaram uma nebulosa que lembra um
“anjo de neve”.
Conhecendo um pouco de Astronomia...

Nebulosa

Matéria interestelar é toda matéria existente entre as estrelas. Sua concentração é da ordem de um átomo por centímetro cúbico, em média. Aos gás formado nesse espaço se juntam partículas sólidas, em geral denominadas poeira cósmica. Os gases são constituídos de hidrogênio atômico ou ionizado, de grãos sólidos, de partículas sólidas mal conhecidas, responsáveis pela extinção e polarização interestelar. A matéria interestelar aparece brilhante ou obscura, muito densa ou tênue. Forma imensas nuvens que são facilmente detectáveis aos telescópios ou astrógrafos* sob forma de enormes nebulosas brilhantes, como a Nebulosa de Órion, ou escuras, como o Saco de Carvão. As nebulosas podem ser:

1. Nebulosas planetárias: apresentam-se com camadas gasosas esféricas, que envolvem uma estrela quente. Seus aspecto é esverdeado, o que faz lembrar os planetas longínquos, que deram origem ao seu nome.

2. Nebulosas obscuras: o seu aspecto obscuro é facilmente perceptível quando em contraste com nebulosas brilhantes. Parecem sem proto-estrelas*, o que faz supor que sejam pontos de condensação no interior das nebulosas difusas. Pela dificuldade de estudo, sua natureza é bastante duvidosa e contraditória.

3. Nebulosas difusas: foram as primeiras a serem observadas. Apresentam-se como o espectro das nebulosas planetárias.

(Fragmento extraído de O Livro de Ouro do Universo do astrônomo brasileiro Prof. Doutor Ronaldo Rogério de Freitas Mourão. Editora Ediouro, 2000, p. 355-356)

Glossário 

*1 - Astrógrafo - um astrógrafo (ou câmera astrográfica) é um telescópio projetado para a Astrofotografia. Geralmente são usados ​​em estudos do campo extenso do céu noturno, bem como a localização de objetos como asteroides, meteoros e cometas .

*2 - Protoestrela (de acordo com a reforma ortográfica de 2013) -  é o resultado do colapso de pequenas nuvens (surgidas da fragmentação de grandes nuvens moleculares que sofrem com a sua própria gravitação) que possuem massa suficiente para formar uma estrela.

Fontes

Discovery Imagens Hubble

O Livro de Ouro do Universo/Mourão
Como as estrelas se formam? EAD - Astrofísica Geral - Observatório Nacional
Bicho papão da reforma ortográfica, entenda o Hífen - Gazeta Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!