terça-feira, 19 de março de 2013

A intríseca relação entre a busca do coração de ouro e a esperança

"Eu quero viver, eu quero doar
Eu tenho cavado em busca de um coração de ouro
São estas expressões que eu não abro mão
Que me mantém procurando por um coração de ouro
E estou envelhecendo
Elas me mantém procurando por um coração de ouro
Estou envelhecendo" (Neil Young, 1972, álbum Harvest


Uma gama de buscas para dar sentindo à vida, com objetivos claros ou não... E assim somos nós. Porém essas procuras intensas só são possíveis com a ajuda de uma das linhas mais resistentes que se tem conhecimento: a esperança.

Ao longo dos milênios muitos relatos sobre esse sentimento único foram deixados. O mais belo está na mitologia grega, imerso na criação do mundo, juntamente com a história de Prometeu, o coração de ouro dos humanos, o titã punido por ajudar a humanidade, o símbolo da resistência e da luta contra opressão. E assim como ele é o símbolo do sofrimento imerecido, a esperança é a representação da dádiva vinda de Zeus para abençoar o mundo. 

Segundo a Mitologia de Thomas Bulfinch, uma vez Pandora perdeu quase todas os presentes entregues a ela por Zeus, menos a esperança. "[...] embora haja tantos males, a esperança nunca nos abandona; e enquanto a tivermos, nenhuma soma de outras enfermidades podem nos fazer inteiramente desgraçados."*

Como bem se pode perceber: para esperança não existe tempo, existe perda.

Nossa busca maior, talvez, seja pelo coração de ouro de Prometeu e o relatado por Neil Young, ou seja, pelas pessoas que fazem o bem para nós e pelas pessoas ao redor. Contudo há algo maior, mais cheio de propósito: a satisfação plena, não somente de encontrar os nossos corações,  porém de nos tornamos o coração de ouro dos outros. 


Informações: 
* Trecho extraído de O Livro de Ouro da Mitologia, Thomas Bulfinch, 2006, Martin Claret, p. 31.
* Foto 2: Quadro Prometeu Acorrentado de Jacob Jordaens. Foto 3: Ilustração Pandora de Walter Crane

5 comentários:

  1. Eu nunca me preocupei com o verdadeiro sentido da vida. Eu só quero é viver.
    A mitologia Grega é muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Ticy,

    este livro de Bulfinch é excelente - não conheço a edição da Martin Claret ( não os compro por conta do plágio que a editora costuma fazer nas traduções), tenho aqui da Ediouro. Um dos melhores livros sobre mitologia grega, sem dúvida! (para quem gosta do formato dicionário, tem "Dicionário de mitologia grega e romana, dividido em verbetes e bastante útil para quem lê e gosta de poesia clássica.)

    E olha a coincidência: ontem ouvi Neil Young com a belíssima "Old Man". Ouça. É uma canção agridoce e que complementa, creio, suas reflexões. "Old man look at my life..." .

    Eu tive a chance de tornar-me o coração de ouro de alguém. Na verdade, consegui por algum tempo feliz - o mais feliz de minha existência; mas... a Fortuna assim não quis. Rogo aos deuses por mais uma oportunidade. Porque a esperança continua, lá no fundo, mas ela existe.

    Bjs pra você!

    ResponderExcluir
  3. Ticy-Miga!
    Excelente postagem!
    Fiquei tecendo na minha mente essa ligação do coração de ouro com a esperança, e acabei por sentir as impossibilidades de algumas coisas, da relação querer e poder de fato fazer ou ter o que se quer... e o tanto que podemos nos multiplicar nos outros, e o conceito de 'coração de ouro' diz muito sobre isso, e o da esperança o tanto que se acredita nele.
    Beijos, Miga!

    ResponderExcluir
  4. Ticy,

    Tudo bem? Entendo o coração de ouro como algo além do que podemos ter, diria que estar tão perto, mas o trade-off, custo oportunidade limitaria qualquer ação do destino.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ual!
    Não conhecia esse livro, mas vou procura-lo para ler, pois achei muito interessante mesmo!
    Bjos T.

    Lyu somah
    http://lyusomah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!