sábado, 17 de novembro de 2012

Farewell Facebook

Não, eu não cometi um assassinato, não estou sendo procurada pelo FBI, CIA, equipe do Criminal Minds, CSI, ou pelo Sherlock ou Patrick Jane. É apenas um 'Porra, não quero mais!" [Ursinho TED mode on].

Sim, eu cansei do Facebook e toda a invasão que ele proporciona.

Antes de entrar no âmbito pessoal, eis algumas indagações que você, caro (a) leitor (a), deveria fazer a si mesmo (a):

1. Quanto tempo você gasta diariamente no Facebook?
2. Quanto desse tempo você realmente empregou para fazer o que queria fazer antes de de logar no Facebook?
3. Quantas pessoas você realmente queria que fossem suas amigas no Facebook?
4. Quantas confusões você já arrumou por causa de uma atualização, um curtir ou um comentário no Facebook?
5. Quanto tempo já gastou procurando um plano infalível para se desfazer daquele 'amigo' que você não quer mais no Facebook?
6. Dos amigos que você tem no Facebook, quais são seus amigos de verdade na vida real?
7. Você fez um perfil no Facebook porque quis ou porque todo mundo tem?
8. Você tem medo de ser tachado de esquisito, possível psicopata e antissocial se um dia decidir não ter mais Facebook?
9. O Facebook deixa você com tempo livre para as outras atividades?
10. O Facebook tornou-se sua vida?

Você [como eu! Aposto!], invariavelmente, todos os dias, sente vontade de ver o que aconteceu com aquela pessoa que você gosta [e mantém no Facebook] e não gosta [e, por questões morais e pacíficas, também mantém]. A primeira é prazerosa, por vezes, muito engraçada e mantém uma linha saudável de comportamento em redes sociais. Já a segunda... É tão venenosa quanto pequenas doses de mercúrio.

Há também o tempo gasto, uma espécie de feitiço, no qual você pode ficar horas simplesmente olhando para a tela com aquelas cores azuis, esperando a próxima atualização, ou aquele inbox se abrir, magicamente, para uma conversa - Oba, alguém quer conversar comigo!

Contudo, não há só ganhos, existem perdas. Com o fim do meu perfil, lá se vai metade da comunicação que tenho com muitos leitores do blog e queridos parceiros, bem como a Fã Page do CQ&Sherlock. E, claro, o contato com alguns poucos bons amigos da vida real.

Mas, aos meus leitores e parceiros, sempre tem o próprio blog e o e-mail do CQ&Sherlock, bem como o quadro de recados e os próprios comentários. Aos amigos, bem, esses sabem meu endereço, meu MSN particular [futuro Skype] e meu número de celular [nada como receber SMS!].

É isso! Eu não quero me sentir como em 1984, não quero ser  John Smith e, muito menos, parecer vigiada pelo Grande Irmão [deixa isso para o livro que estou lendo do meu querido George Orwell].

Não vou dizer que não voltarei um dia para o Fantástico Mundo Azul. Toda decisão pode ser revogada. Porém, por enquanto, é o melhor.

Documentário - Adeus, Facebook (Um pequeno filme sobre um suicídio digital)

Encontrei este pequeno documentário, de pouco mais de 11 minutos, sobre algumas questões 'existenciais' acerca do Facebook. O filme é alemão, mas possui legendas em inglês e é de fácil compreensão. O personagem vai analisando cada pessoa e cada convite [até mesmo dos pais]. E ele se pergunta: "O que realmente eu estou fazendo aqui?". Vale a pena conferir!




11 comentários:

  1. ultimamente tenho me perguntado se nao estou me expondo muito no Facebook, e até o quanto isso seria ridículo e até contraditório a muita coisa que penso e propago por aí. Fiquei 1 semana sem postar nada. voltei a postar e fiz uma postagem viajante sobre o tema em meu blog. recomendo,rsss.

    confesso não ter uma resposta definitiva sobre o dilema facebookiano.

    abcs ms.frank!

    ResponderExcluir
  2. OI Ticy,

    Tudo bem? Concordo com várias razões. Há mais de um ano, exclui o facebook e voltei logo depois. Hoje uso apenas para divulgação do blog e uma vez ou outra uma foto, mas confesso que ele não trem mais nenhum poder sobre mim. Entro e saio logo.

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Exatamente, é uma vida virtal que ocupa demasiado tempo da nossa vida real, chegando mesmo a afastar-nos fisicamente dos nossos amigos que convivem realmente connosco no dia-a-dia. Além disso, há sempre essa questão do grau de exposição implicado. Na minha opinião, apesar de todos os seus pontos positivos, não vale a pena o tempo nem o trabalho. Também acho que é uma "moda" que eventualmente vai, não desaparecer, mas, certamente, esmorecer. Uma moda que nunca senti, nem sinto, necessidade de seguir. XD


    PHS.

    ResponderExcluir
  4. Oi TS Frank
    Não é só vc, conheço várias pessoas que estão excluindo o facebook, eu gosto, mas não sou viciada, apesar de que todo viciado diz que não é kkkkkk. Eu uso para me divertir um pouco e conversar com amigos de longe, mas não tiro sua razão não.
    Bjos. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Olá Frank, caramba, uma decisão pra lá de radical, porém de muito juízo, concordo com a tua lista de razões, o Face, quando não administrado de forma consciente, é uma prisão e um descontrole em nossas atividades rotineiras, já pensei várias vezes fazer o mesmo, gosto do face, de interagir com as pessoas, mas a cada dia tenho acessado menos, não pq estou me policiando, mas porque não tenho tido tempo mesmo, e acho melhor assim, tenho muito o que fazer aqui fora, e meia hora, 1, 2 horas por dia acessando essa rede é um prejuízo incalculável em minhas atividades, e tempo é um bem não renovável, talvez o mais precioso que temos.

    Um abração pra ti, e espero que não decida acabar com o teu blog, ok?

    ResponderExcluir
  6. Sua lista tem razões inegáveis.
    A vida virtual as vezes pode interferir na social. Eu mantenho minha conta, mais pra o contato com os amigos, e tbm pra faculdade já que até os professores aderiram aos grupos e estão sempre atualizando com conteudos... Mas eu acredito que tbm pode ser uma ferramenta importante, se for bem usada. Pode tbm trazer informação.
    O chatinho msm é quando ficam compartilhando imagens sem noção, aquelas coisas de "se vc ama a Deus compartilha" ou as guerrinhas de ateus. Com isso, as vezes sinto vontade de excluir a conta...

    ResponderExcluir
  7. Video fantástico, Ticiana. E os questionamentos não param por aí. Quanto tempo se gasta, com o que se gasta nessa rede social? E outras redes? São sistemas de estagnação. Você fica parado, só recebendo "informações", sem se preocupar em pesquisar ou fazer do jeito antigo: navegar. É mais fácil se deixar alimentar do que ir em busca do seu próprio conteúdo. No meu caso, por exemplo, vejo que ele impede a criação de novos textos. O que me leva a demorar na atualização dos blogs.

    Abração e até. Não deixe de continuar lendo meus textos (prometo que atualizo com mais frequência), se eu não for desses amigos com quem você gastou um tempo infalível tentando desconectar, é claro!

    ResponderExcluir
  8. Em alguns momentos eu passo tempos sem acessar o Facebook - desta vez passei 5 dias "livre" e eu acho muito bom que isso aconteça. Na verdade "desconectar" às vezes pode ser bastante terapêutico. As redes sociais acabam tomando muito tempo e tirando o foco de algumas coisas importantes - uma "vida social", por exemplo.

    No meu caso, só não excluo o FB porque ali tenho contato com pessoas queridas da minha saudosa sampa e com alguns parentes que não vejo com frequência. É um lado bom das redes.

    (já o MSN eu nem acesso mesmo. Se acabar - dizem que vai, nem sei - não vai me fazer falta nenhuma)

    Bjs, querida Ticy!

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente excluir meu facebook hoje seria assinar um atestado de não saber mais nada sobre muita coisa, não orque as informações não são dispostas em ourtas mídias, mas o facebook é muito mais rápido. E como estou engajada em trabalhos com pessoas de várias cidades e estados diferentes, ele facilita demais. Mas eu sei bem como é essa coisa de ter que ver coisas (porque quer) de gente que você não suporta. E de perder um tempo precioso também. Tem seu lado bom, mas seus pontos negativos também, como qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  10. porque eu li essas perguntas heim??
    kkkk
    agora isso vai ficar martelando em minha cabeça.
    Percebo o quanto a ideia de popularidade é viciante!
    eu perco algumas horas por dia no facebook também... e admiro (mesmo) você ter simplesmente deletado e declarado "Porra não quero mais"... aquela coisa toda é muito inútil.
    bom, mas eu não sou hipóctra... as vezes, confesso, também gosto de coisas inúteis e o face é uma delas. Não vou excluir porque sei que daqui 2 horas faria tudo de novo... e ai perderia mais horas e horas e horas por lá.
    Vou tentando dividir meu tempo entre coisas fúteis e coisas que realmente importam, até eu me cansar dessa baboseira também!

    Curte o som?
    http://mmelometallica.blogspot.com.br/2012/12/my-friend-of-misery.html

    ResponderExcluir
  11. Vixe, esses dias estava encarando meu face e me fazendo umas dessas perguntas. Você só 'deixou meu café mais forte'. Como pode algo tão pequeno, simples e banal conseguir prender tanto alguém?
    Me lembro das épocas de 'orkut' e, com certeza, o facebook está sendo uma arma digamos 'mais letal'. Realmente temos que abrir os olhos e aprender a usar certas coisas. Tomar mais café e ler mais livros. (risos)
    Muito bom mesmo!

    (http://artebanfi.blogspot.com/)

    ResponderExcluir

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!