domingo, 8 de janeiro de 2012

The masterplan

Acordei – dor de cabeça. Bebi litros e litros de chá. Gravei umas músicas. Não ficaram boas – na verdade, odiei todas e ando odiando a minha própria voz.

Pensei na Astronomia...

[nenhuma segurança - eu por mim mesma e ninguém mais.]

Não estou conseguindo curtir as minhas próprias férias – é como se estivesse com um grande peso – idade, problemas familiares, a grana que anda curta [e sim, quando foi que não esteve? Sempre a mesma história em duas décadas e um pouco de existência!], casa e o próprio peso do curso de Física - professores ruins exigindo que você seja autodidata e que tenha na ponta da língua o que os melhores cientistas provaram com ajuda de grandes universidades e grandes mestres.

Colegas... Tão novos e esperançosos - alguns muito espertos, outros muito malvados e ríspidos; há os bons no que estudam, os convencidos e os que vivem a dizer que tudo no curso é básico, muito básico... E eu pensando – O básico que F******!

O inferno de Dante – talvez a sensação de olhar o vazio e de acabar com tudo isso da maneira mais eficiente possível e nada politicamente correta.

Aos poucos, sinto que emudeço. As minhas últimas tentativas de ‘diminuir’ a pressão foram experiências frustrantes – como expressar-me para pessoas que vivem em situações diferentes e desconhecem esses problemas? Certamente ouvirei a emblemática – você reclama demais!

... Reclamar demais, olhar inquisitivo, sorrisos de escárnio...

- Por favor, uma passagem só de ida para...

Por que as pessoas têm a mania de sorrir quando você está precisando de algumas palavras de conforto ou de uma piada sobre um livro do George Orwell?

[uma vez um colega de curso fez uma piadas muito legal sobre os mendigos da Pior em Paris e Londres – momento sublime e raro!]

Ontem fiquei preocupada. Não consegui chorar e estava prestes a morrer envolta por um sentimento de impotência. Então escutei Oasis MTV Unplugged [1996] (aquele que o Liam faltou por uma suposta laringite, contudo tomou todas em um pub, assistindo ao concerto.).

E... Lembrei daqueles planos maiores da adolescência - o êxtase dos ônibus espaciais, Vênus à noroeste, radiotelescópios, os olhos azuis inspiradores [talvez, pelo resto da minha vida, a lembrança mais pura do que é o verdadeiro amor – desprovido de lágrimas de sangue e palavras duras.].

Finalmente chorei.

E a vida esfuziante, embalada pelo Oasis, virá - shows de rock, Astronomia, casinha de madeira, chá em bule de porcela, laguinho para mergulhar os pés, lençóis brancos, floresta de pinheiro, ovelhas brancas, torta de maçã e canela e, talvez, olhos azuis da compreensão e da cumplicidade?

O mundo do conhecimento é maravilhoso, porém para alguns, como eu, muitas vezes, janelas que não podem ser transpassadas são abertas. O masterplan [plano maior] vira uma tortura.

A realidade é uma grandessíssima M****.

Manhã gloriosa e plano maior, por enquanto, são ainda as músicas do Oasis, trazendo lembranças de pensamentos da época de ouro da inocência da minha própria mente. E se um dia, por obra divina, tudo mudar, Oasis MTV Unplugged derramará os primeiros acordes em um dia ensolarado que proclamará a minha liberdade!

The Masterplan

# E, então, dance, se você quiser dançar
Por favor, irmão, se dê uma chance
Você sabe que eles irão
Em qual caminho quiserem seguir
Tudo o que sabemos é que nós não sabemos
Como vai acontecer
Por favor, irmão, deixe acontecer
Esquivar-se da vida não vai nos deixar entender
Que somos todos parte de um plano maior# (trecho de Masterplan - Oasis/Noel Gallagher - 1995) 



Morning Glory

#Todos os seus sonhos são feitos
Quando você está condenado ao espelho e a lâmina de barbear
Hoje é o dia que todo o mundo verá
Outra tarde ensolarada
[Eu estou] andando ao som da sua melodia favorita
O amanhã nunca sabe o que não sabe tão cedo# (trecho de Morning Glory - Oasis/Noel Gallagher - 1995)

11 comentários:

  1. Hahahahahahaha uma grande salada reclamatória aqui!
    Problrmas minha amiga eles existem e pra gente só resta duas alternativas:
    Resolver os problemas sofrendo bastante.
    Resolver os problemas sem deixá-los nos afetar.
    Porque no final os problemas se resolverão invariávelmente.

    Gostei mais ou menos do som, hahahahahaha, acho Oasis mais ou menos... Uma cópia malfeita dos Monkeys que também queriam ser Beatles.

    Fica com Deus! E tenha uma semana muuuuuiiito melhor!

    ResponderExcluir
  2. A real descrição desses sentimentos ultrapassam o virtual... Parabéns por mais um texto lindo! Abraços flor :* lu

    ResponderExcluir
  3. Você sabe que eu aprecio muito a sua escrita, Ticyana! Sentimentos traduzidos para um texto de tirar o fôlego, descritos por vezes metaforicamente e de uma maneira muito bela! :) Realmente, você tem bom gosto, Oasis é a escolha de musica certa.

    ResponderExcluir
  4. é a realidade pode ser uma merda, mas ainda fico com ela do que a ficção.

    Já viu Vanila Sky?

    Se a resposta for sim, o final o que você escolheria?

    Acho que por mais que esses milhares de problemas existem os únicos quem podem solucioná-los somos nós mesmo.

    Temos que desabafar, pôr para fora tudo que nos incomoda, e ao mesmo tempo, lutar contra eles.

    Beijão Ticy!
    ----
    Site Oficial: JimCarbonera.com
    Rascunhos: PalavraVadia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Valeu Jim, Mansim, Luana e Carolzinha!

    Mansim - Pô, Oasis é fodástico! Mas é opinião, não é? E eles não são uma cópia mal feita dos Monkeys, eles são únicos, até mesmo nas brigas! Hoje já escutei Hello umas trocentas vezes!

    Luana - Obrigada, flooor! Que bom ter você aqui comentando no Blog.

    Carolzinha - Muito obrigada!!! E estamos aí no aguardo do segundo episódio do nosso querido Sherlock.

    Jim - Pois... Ultimamente tenho ficado com a fantasia... Ou até mesmo, dormir... Só que estamos vivos e... Eu sei que tenho que fazer algo para mudar essa realidade. Ainda não vi Vanilla Sky... Então, já estou providenciado para dar-te a resposta... Fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  6. ... Fora que (What's the story)Morning Glory é um dos melhores álbuns de todos os tempos! Só tem paulada!

    Torcendo aqui pela volta dos irmãos 'briguentos'... em 2015!

    ResponderExcluir
  7. Miga!
    Puxaaa... na adolescência a vida parecia tão mais fácil... parece que qualquer livro traria a solução para todos os mistérios, não é mesmo?

    Mas não sendo assim, vamos curtir o Oasis (conheço pouco deles), por aqui, quando fico down, vou de The Smiths mesmo!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  8. Adolescência é idealização... Vida adulta é outra história. Mas sempre digo que, por mais que os problemas sejam enormes, no fim tudo se ajeita... De um modo ou de outro. Temos de ter coragem e lutar, sempre. Baixar a cabeça não resolve nada.

    Quando faltam forças, escuto um RHCP, Led Zeppelin, Lobão (pra alegrar)... Depende do gosto de cada um.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oi, T.S.Frank!

    Hum...bem, e chega um momento em que tudo parece dar errado, não é? Aí você procura palavras, procura vasculhar os sentimentos, se pergunta o que deu errado e tem aquela vontade de "voltar ao passado" para fazer muita coisa diferente ou, quem sabe, mudar tudo? Sim, tem essa última coisa também...mas já passou. O negócio é cuidar do presente e olhar pro futuro com esperança.

    Quando a realidade aparece de fato como é...pof! Parece um soco! Dói e dá aquela vontade de fugir - uma passagem para Marte, por favor: vou lá tomar uma água gelada e sem ninguém pra dizer se isso pode ou não pode!

    Mas a vida tem um dinamismo fantástico! Por isso ela é apaixonante mesmo ela parece ser absolutamente injusta! :)

    Um abraço procê!

    PS: eu não sou tãããããão fã do Oasis assim, não...rsrs Tem algumas músicas dos brigões que eu gosto bastante.

    ResponderExcluir
  10. Chega um momento em que todos os nossos planos e escolhas parecem sutilmente nos sufocar, temos certeza de aquilo é o certo, mas acho que pelo menos uma vez pensamos "não poderia ter escolhido algo menos complicado?"... Eu queria mesmo era chegar ao ápice do conhecimento sem precisar de muito esforço e deixar meu tempo lindo e livre para os romances, cheguei a um ponto que um simples livo de Minasi me mataria...
    sinto falta da era sublime da adolescência em que não me preocupava com mais nada alem dos personagens dos meus livros...
    era bom.
    Hummm... você me lembrou minha irmã. Ela que curte oásis... as vezes eu chego em casa e dou uma bronca nela com as "musicas altamente melosas" que ela ouve.. (sem ofensas)...
    até gosto das letras, mas não sou nada fã deles, sempre curti rock pesado, com acordes mais violentos, isso me acalma.

    ResponderExcluir
  11. Texto linndo *uu*
    Adoro Oasis, os caras são feras :D

    ResponderExcluir

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!