sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Bruce Dickinson - O polímata

Um polímata (do grego polymathēs, πολυμαθής, "aquele que aprendeu muito") é uma pessoa cujo conhecimento não está restrito a uma única área. Em termos menos formais, um polímata pode referir-se simplesmente a alguém que detém um grande conhecimento. Muitos dos cientistas antigos foram polímatas pelos padrões atuais. (Wikipédia Brasil)

Bruce Dickinson poderia ser só o vocalista do Iron Maiden - fato que, por si só, já é digno de todos os louvores (sim, o Iron Maiden é fodástico!). Não, o Dick não se contentou em ser cantor apenas. Ele sabe que o mundo é cheio de possibilidades e que estando no lugar certo, no momento certo e com a reserva certa (leia-se muita grana), ele poderia ser o homem das 1001 utilidades. Claro, Bruce é muito, muitíssimo talentoso e exerce muito bem todos os papéis que desempenha.

Vamos lá!

Entre os vários dotes do moço, temos:

1. Formado em História pela Queen Mary College;
2. Doutor honorário (Dr.h.c) [Honoris causa] em Música pela Queen Mary College;
3. Esgrimista - chegou a ser o sétimo melhor da Grã-Bretanha, recebendo um convite, em 1987, para integrar a equipe olímpica de 1988;
4. Piloto de aviação civil - trabalha profissionalmente na companhia Astraeus Airline (Dick pilota o Boeing 757-200 - Ed Force One - alugado para as tours do Iron, da companhia onde ele trabalha);
5. Radialista e apresentador - teve seu programa de rádio de 2002-2010 - Bruce Dickinson's Friday Rock Show - e apresentou uma série no Discovery Channel sobre aviação, vôos e Heavy Metal entre outras participações no rádio e TV;
6. Escritor - tem dois livros lançados - The Adventures Of Lord Iffy Boatrance/1990 (ISBN 0-283-06043-3) e The Missionary Position/1992 (ISBN0-283-06092-1). Produziu o roteiro para o filme Chemical Wedding, onde faz referência a Aleister Crowley;
7. Pai e marido - casado com Paddy Bowden e tem 3 filhos - Austin (nascido em 1990), Griffin (nascido em 1992) e Kia Michelle (nascida em 1994).

Devido a esse leque de aptidões, no inverno de 2009, a revista Vida Inteligente (Intelligent Life) nomeou-o exemplo vivo de polímata.

Dick é o cara!

Fontes:

Reportagem G1
Wikipedia Inglesa - Bruce Dickinson
Blog dos Feras - Especial Pais & Filhos do Rock'n'Roll

13 comentários:

  1. hahaha aham bem nessas.

    Esses tempos fizeram uma montagem comparando ele com o Belo. heuheuehue Foi foda!

    Apesar de tudo isso, arranja tempo pra turnê e fazer 3 filhos heuheu

    Beijãoo!


    ----
    Site Oficial: JimCarbonera.com
    Rascunhos: PalavraVadia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ticy, minha miga!
    Tudo bem? Como tem começado o ano? Um pouquinho melhor que o passado? Assim espero, mas bemmmm melhor! :)

    Acho que sou um pouquinho polímata, mas acho que talvez trimata rsrs se eu te contar tudo que já fiz, (agora com a filha bem menos), talvez me incluísse nessa denominação, ou não estaria comentando aqui neste horário, 4h12 da madrugada!

    Interessante, já havia lido sobre ele mesmo. Tem estilo!

    Beijinhos, Ticy, te cuida, tá bom? Qualquer coisa, me dá um toque!
    Nos vemos.

    ResponderExcluir
  3. Ah! Entendi uma coisa, acho que você estão 1 hora antes, não é? Para nós do RS, agora são 4h13. Beijosss

    ResponderExcluir
  4. O Bruce realmente é muito bom! O Iron Maiden é uma grande banda, talvez a melhor em seu gênero musical. Ela é bem diferenciada. Só uma coisa. Quando o Bruce saiu do Iron eu achei que a banda iria acabar e depois percebi que ele era realmente muito bom mas que mesmo sem ele a banda ainda era a melhor do mundo no seu gênero. Os discos solo dele não atingem a qualidade dos da banda.

    Bela postagem!

    Tá sumidona hein!

    Um beijão! Fica com Deus!


    PS. Ramones coloca Iron no chinelo, hahahhahahahahahahahahahahahahahahha.

    ResponderExcluir
  5. Olá minha amiga querida. Espero que tenha passado uma boa virada de ano.

    Eu sou suspeitíssimo para falar de Bruce Dickinson. O cara é vocalista da banda que desde os meus 14 anos mexe com a minha cabeça e com a minha vida. Eu amo o Iron Maiden e minha vida seria completamente outra se eu não tivesse seguido a carreira da banda. O Bruce é o cara mesmo, por tudo o que ele representa e por todos os seus talentos. É um cara que serve de exemplo.

    Grande beijo e um excelente ano novo pra você!

    ResponderExcluir
  6. Ahh, e sobre o Ramones colocar o Iron no chinelo... nosso amigo André só pode estar doidão rsrs

    ResponderExcluir
  7. Olá, Frank!

    Agora fiquei pasmo, não é nada difícil entender a origem de tanto talento numa pessoa só, e eis aqui a razão, Bruce é um gênio, e não estou apenas elogiando a super capacidade do cara, mas afirmando o que a própria ciência diz a respeito de gênios e suas inteligências diversas.

    Confesso que já sabia do lance dele ser piloto de vôos comerciais, mas nem de longe conhecia estas outras faces do cara. Iron é uma banda mágica, isto é indiscutível, e mesmo com a saida dele após Fear of the Dark, que na minha opinião prejudicou o IM, ainda acho que a MÚSICA não seria a mesma sem eles.

    Super Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Frank, muito interessante essas aptidões do Bruce, admiro muito pessoas assim, que estudam muito e procuram acumular conhecimentos em outras áreas diferentes da sua, e o cara tá de parabéns, já em relação à banda, já gostei muito de metal nos anos 80 quando era adolescente, hoje não curto muito, e pode parecer loucura, mas concordo com o Mansim, prefiro o Ramones ao Iron, kkk.

    Abração pra ti.

    ResponderExcluir
  9. Aha! Temos um embate aqui - De um lado, Almir e Fernando com o Iron e Paulo Cheng e Mansin com Ramones... E não é que dá um bela enquete? Eu aqui voto no Iron Maiden... =)

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Interessante esta postagem. Eu sabia que o Bruce Dickinson era piloto de avião, mas não profissionalmente - achava que era mais um "hobby", como no caso do David Gilmour ( de uma banda inglesa um tanto obscura, cujo nome até esqueci, sorry)que vez em quando até voa por aí - poderia pousar aqui no Brasil mais vezes e dar uma canja pra nozis.

    Não sei se o caso do Brian May, do Queen, é o mesmo do Bruce - polímata - mas o nosso guitarrista também é danado: o home é formado em física, tem doutorado em astrofísica, títulos honoris causa, livros publicados ( sobre Big Bang e o Universo), já andou pela TV para falar sobre suas teses e sobre os "segredos do universo" e ainda teve tempo pra casar e arrumar uns 2 ou 3 filhos.

    Soube também que o vocalista do Bad Religion é PHD em Biologia ou Zoologia, tem livros publicados, é professor e seu sobrenome ( não ligue, é a idade, já não lembro do nome desse cara) batizou até um fóssil (não, não sou eu, apesar de velho desmemoriado). E o cara ainda encontra tempo pra gravar umas músicas e fazer uns shows por aí.

    Abraço!

    PS: gosto dos Ramones e do Iron, mas prefiro mesmo os Stones - tem Keith Richards, que deveria ser objeto de pesquisa para uma tese sobre como um cara pode aguentar tanta loucura e estar vivo com mais de 60 anos! =P

    ResponderExcluir
  11. Olá, Jaime! Prazer em tê-lo por aqui!!!

    Então... Pois é... O Bruce é tudo isso mesmo e profissionalmente. Cara, eu amo o David Gilmour... E não sabia que ele pilotava avião... Fui até pesquisar sobre meu queridinho - ele é piloto e experiente - e ele tinha uma empresa [que depois vendeu]. A banda inglesa obscura é o Pink Floyd - que EU AMO mesmo hehehehe [está perdoado!].
    Ah, o Brian é uma inspiração - na facul de Física eu falo, mostro minha camisa do Queen e digo - Olha, o Brian não é a cara do Isaac Newton? Cara, ele é o máximo - e gosta de Astronomia e é profissional do jeito como eu quero ser!
    Sobre o cara do Bad Religion - É o Doutor Greg Graffin - Ele é fodástico - Olha o currículo do cara - Ele é formado em Antropologia e Geologia e doutor em Paleontologia Evolucionária.
    Poxa, só com os citados dá para fazer um outro artigo! Você me deu uma ótima ideia, Jaime!
    E olha, concordo - Keith Richards tem que ser objeto de estudo, junto com Charlie Watts. Lembrei do show em Ipanema, quando um colega da minha primeira facul falou - Pô, olha o Watts, tá só o espírito do cara aí - Meu Deus! É uma lenda!
    Ah, e mais uma banda para minha enquete - Rolling Stones!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, T.S.Frank! O prazer é meu em estar por aqui - tanto que estou seguindo o blog e em breve quero "me inteirar" das coisas por aqui. :)

      Eu costumo brincar com certas coisas das quais eu não deveria. Às vezes faço umas referências estranhas como "uma banda inglesa lá dos anos 60 que pouca gente ouviu falar, um tal Sargento Pimenta" ou "aquela banda que lançou um disco country com uma vaca na capa"...hehehehe Não ligue pra essas minhas bobagens rs Eu ADORO Pink Floyd, já utilizei até em sala de aula, afinal sou professor.

      Sim, após eu comentar por aqui eu fui dar uma olhada no São Google para rever a formação deste (genial) povo citado. E descobri que o vocalista do Offspring, o Dexter Holland, tem mestrado em biologia! Quem diria, aquele cara que canta "por que você não arruma um emprego?"...rsrs

      Quero agradecer ao seu comentário lá no meu humilde blog. Gostei muito e foi importante o relato de quem conviveu com os índios e teve contato com o pessoal do CIMI. É o que eu comentava com um amigo lá no facebook: muitos índios, infelizmente, fazem "acordos" ( para não citar outro termo)com fazendeiros e madeireiros. Aqui no Sul da Bahia, na Costa do Descobrimento, tem as duas faces da moeda: índios pataxós que mantém essas relações inescrupulosas com latifundiários e invasão das reservas. A situação indígena no Brasil é realmente muito complicada e não me parece que a FUNAI tenha estrutura adequada para fiscalizar e coibir algumas práticas.

      Um abraço e até breve - eu volto, isso é uma ameaça rs

      PS1: fique à vontade para acrescentar meu blog ao link dos hipercafeinados. Fico muito grato!

      PS2: Keith, Charlie e o nosso Iggy Pop também. Já leu "Mate-me por favor"? Como é que o Iggy tá vivo até hoje é um mistério...vai ver é clone ou um irmão gêmeo, sei lá.

      Excluir
    2. Caracacaaaaa! Agora que eu descobri a função de responder do CQ&Sherlock - Que lesma que eu sou! rsrsrsrs
      Em breve estarei fazendo um apanhado desse povo todo! Preciso ler Mate-me por favor!!!
      E cumpra mesmo a ameaça.

      Excluir

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!