domingo, 3 de abril de 2011

As sequelas do bullying...

Dias terríveis, decepção atrás de decepção. E hoje, sentada, no lugar mais alto desse pensionato, a olhar todas as janelas, o céu azul e todos os telhados, lágrimas caíram - uma válvula de escape.

Lembrei-me de como tenho sofrido por apenas gostar de alguém - a incompreensão reina. Todas as palavras e defeitos não teriam o peso de uma bomba atômica se eu não tivesse sequelas de anos e anos de bullying.

Quem já sofreu, sabe o fardo que tem que carregar pelo resto da vida. Você nunca se sente capaz de fazer alguém sorrir de uma forma boa - sempre vão rir de você por piada.

Ultimamente tenho sentido-me tão triste que é impossível não lembrar de todas as perseguições durante toda uma vida escolar. Apesar de ser momentos infantis e adolescentes, nessas fases, respectivamente, as feridas abrem-se para sempre.

Quem sofre bullying não sabe o que é auto-estima. Quem sofre bullying não confia em ninguém.

Eu nunca entendi o porquê de tudo aquilo. Quem sabe fosse por minha magreza, o fato de querer ser astrônoma, por ser a primeira da turma, ou, ainda, uma combinação de tudo isso. Até hoje, ao ver o final de cada episódio de Castelo Rá-Tim-Bum, sinto a mesma sensação de ir para guilhotina. Era assim na época da sexta-série...

Isso também afeta a vida sentimental. Os perseguidos nunca sentem-se capazes de fazer alguém feliz. Colocam-se como extremamente feios e ignorados. E por mais que algumas pessoas digam o contrário, os elogios têm efeito contrário - estão sendo sarcásticos?

Vivemos sozinhos, chorando pelos cantos e enxugando as lágrimas quando alguém aproxima-se. Por fora, tímidos, sempre mostramos sorrisos, uma fala compassada e, às vezes, uma gagueira. Por dentro, estamos sagrando, com medo, e precisando de afagos.

Apesar de ter uma formação, ser uma contabilista e agora estar cursando Física, eu simplesmente não sinto-me bem comigo mesma. Os momentos mais alegres são aqueles em que fico no notebook, por exemplo, vendo os shows que gosto e imaginando como seria se eu fosse uma pessoa normal e feliz.

É um momento tão frágil que, a qualquer momento, posso quebrar-me em milhões de cacos.

Olho todos aqueles calouros felizes, conversando, marcando encontros, festas... E eu não passo de uma simples observadora, com um coração partido...

Não há escapatória. Essa solidão profunda que assola e devasta-me, traz todas as memórias ruins.

O que eu gostaria nesse momento? Sentir-me alguém que é importante e que faz parte desse mundo. Um simples abraço - tão utópico agora - seria como deitar numa nuvem branca e ter a tranquilidade e a confiança que roubaram-me um dia.

4 comentários:

  1. De fato, alguém que já passou algum tipo de zoação sofre consequências terríveis, mesmo depois de muito tempo.
    Eu também já passei por isso, durante meu ensino fundamental, e até hoje eu me sinto insegura em algumas situações.
    E sobre essa frase "imaginando como seria se eu fosse uma pessoa normal e feliz"... Mas você é. Quem comete bullying que não é. No fundo também tem auto-estima baixa, insegurança, e não se aceita. Acho que é esse o motivo que leva alguém a fazer esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir
  2. Mas agora que vc esta chegando perto do seu sonho, acho que nao pode desanimar. Por mais que falemos aki, tentando ajudar, só tu pode sair dessa. É o que eu digo, somos nossos p´roprios amigos e inimigos. Nesse caso, tu ta sendo sua inimiga. Tem de haver um jeito de por um gás nessa animação. Nao digo virar bobo da corte, mas sei lá, ver com outros olhos o curso.

    Outra coisa, certa vez pensei em morar em pensionato, sério mesmo, pq estava na cabeça que iria me ajudar a escrever. Acho q andei lendo muito bukowski e John Fante hehehe. No final nao fiz e nao sei como teria sido.

    Mas foi o que eu disse, pensando positivo (ou pelo menos tentando) o universo conspira a favor. Ainda mais pra ti q será astronoma hehe.

    Mas é isso, sei que é facil falar, e realmente pra quem passa é doloroso, mas só tu pode sair dessa. Tu tera q ser sua amiga!

    Beijaoo

    http://www.estilodistinto.com/

    ResponderExcluir
  3. Esse é assunto complicado para quem vive ou viveu o problema. Porém, para o imbecil que inicia esse tipo de atitude, é fácil. Se acham os todos poderosos e donos da verdade. Não passam de fracassados que tentam ser engraçadinhos através de gozações com os outros.
    O que importa na verdade, é que quem passa pelo problema, precisa saber que é superior à esses crápulas. Em todos os sentidos.
    Pode até causar uma certa tristeza por uns momentos, mas dar a volta por cima não tem coisa melhor.
    Boa semana pra ti.

    ResponderExcluir
  4. T. Sherlock Frank, minha amiga.
    EU JÁ SOFRI BULLYING.
    Quando era criança e uma parte da adolescência. Na época eu era muito quieta, estudava muito e tinha sotaque diferente do pessoal da cidade de fronteira, pois eu tinha vindo da "cidade grande". Sei o que é a pessoa não ter defesa, fugir pelo portão dos fundos da escola, pois as garotas queria me "pegar", além do mais eu usava um óculos de aros grossos, para a miopia, na época não tinha esses óculos "magrinhos" de hoje. Isso causa sequelas profundas, mas que o tempo ameniza sim. Nos mudamos de cidade, graças a Deus e ganhei confiança no meu primeiro emprego, aos 17 anos, e o primeiro namorado, etc...
    Sempre gostei muito de mim mesma, o que me ajudou. Hoje, praticamente não penso nisso, até o assunto vir á tona.
    Mas pelo que entendi, acho que bullying não é o teu problema, talvez adaptação apenas, não?
    Bem,você gostando de si mesma, tudo reverte, já não está mais sozinha!
    Obrigada por comentar no meu blog, estava preocupada contigo.
    Qualquer coisa, estou aqui!
    Abração.

    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogpsot.com

    ResponderExcluir

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!