terça-feira, 28 de setembro de 2010

Crítica da semana: Minha Bela Dama (My Fair Lady)/1964

O CQ&Sherlock retorna. É muito bom escrever novamente.

Minha Bela Dama é tão agradável que as horas passam voando. Não há complexidade. E quem precisa dela quando se tem um conto de fadas tão rico e delicioso com Audrey Hepburn sendo uma espevitada, atrevida e engraçada Cinderela? 

Um mundo dividido entre o sombrio e o colorido, a pobreza e a riqueza - é assim que começa Minha Bela Dama (My Fair Lady/EUA/1964). Mas não há nada de triste, penoso ou melancólico nesse cenário.

Entre a saída dos elegantes convidados do teatro e a passagem para as ruas sujas e escuras de Londres, eis que nos é apresentada a simpática vendedora de flores Eliza Dolittle - com seu jeito rude e ao mesmo tempo encantador. E com uma palavra errada aqui e outras tantas acolá, ela é observada atentamente pelo professor de linguística Henry Higgins. A partir desse encontro, a magia do filme começa, acompanhada sempre de uma combinação de cores incríveis e músicas gostosas de ouvir.

Não há como não ficar apaixonado pela história. Eliza será a aluna mais indisciplinada e rebelde da vida de Higgins. Qualquer professor de etiqueta e bons modos ficaria louco com semelhante criatura, todavia Henry, juntamente com seu amigo, Coronel Pickering, aceita o desafio de transformar Eliza numa dama elegante e charmosa.

Muito do filme se deve a química perfeita de Audrey Hepburn (Eliza) e de Rex Harrison (Higgins). Não deixando de fora a atuação de Wilfrid Hyde-White (Pickering). A outra parte fica por conta das músicas agradáveis e alegres.

O filme faturou 8 Oscars, inclusive o de Melhor Filme e Melhor Diretor (George Cukor). E figura entre os mais aclamados musicais.

Agora que vivemos o cinema do 3D, da exposição sem talento, das produções milionárias e sem conteúdo e de musicais para adolescentes histéricos, é uma ótima ver Minha Bela Dama. Você pode não ter vivido essa época, assim como eu, contudo vai ter uma noção do quanto o cinema perdeu em qualidade e boas histórias nesses últimos tempos.

Trailer - Minha Bela Dama



4 comentários:

  1. Hey, voltou a postar é? :D

    Eu adoro musicais, mas até hoje não consegui assistir esse filme, não acho em locadora nenhuma aqui...
    É muito bom ver filmes antigos mesmo, mas não acho que o cinema tenha perdido qualidade e boas histórias. Tem muitos filmes recentes ótimos por aí, é só procurar longe de Hollywood :)

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar, seja bem vinda e veja se não some de novo pois já estava ficando preocupado. E com relaçao ao seu post, devo dizer que vc me despertou o interesse de ver esse clássico q julgava ser chato mais depois de seu comentário até me deu vontade de ver! sei de uma locadora q tem esse filme e se o amigo aí em cima quiser eu até alugo, só q fica em Manaus hehehe....

    ResponderExcluir
  3. Clássico, vi e gostei. Post impecável, sem comentários!

    ResponderExcluir
  4. Olá T.S Frank.
    Me parece ser um belo filme.
    Cláro que já coloquei na Teia.(rsrs)
    Até mais.

    ResponderExcluir

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!