terça-feira, 13 de julho de 2010

Livro da Semana: Sherlock Holmes - Um estudo em Vermelho

O livro que tenho é da:
Editora Melhoramentos
Ano: 1999
ISBN: 85-06-02994-5
Edição: 1098765
Número de páginas: 120
Autor: Sir Arthur Conan Doyle (trad. Antonio C. Vilela)
Preço-faixa: entre R$ 10,80 e R$ 12,80 (+frete)

O CQeSherlock inaugura hoje mais uma sessão: Livro da Semana. Esse espaço é dedicado aos nossos pobres jovens que estão cerceados por porcarias e quando, raras vezes, procuram algo para ler, gastam uma fortuna em livros que não acrescentam nada, não dizem nada e ainda por cima trazem assuntos bem, mais bem mastigados. Exemplo: vampiros. E imaginar que temos leituras requintadas a preços populares sobre tal assunto, como o de Bram Stoker, perdendo para... São esses mesmo que você, leitor (a), está pensando. É uma tragédia!


Se você quer conhecer o mundo do mais famoso e interessante detetive de todos os tempos, eu sugiro que comece pelo "livro de ouro". Se você viu o filme do Guy Ritchie (crítica do filme no CQ&Sherlock aqui) e ficou maravilhado (a), então é uma boa começar por Sherlock Holmes - Um Estudo Em Vermelho (A Study In Scarlet/1887), mesmo porque a história com o Downey Jr. e Jude Law é bem diferente.

É o primeiro livro da série. Sir Conan Doyle introduziu um novo conceito de "gênero policial", este que já vinha dando frutos interessantes com Auguste Dupin de Edgar Alan Poe (mais um dos meus favoritos).

Ele apresenta o início da parceria de Sherlock e dr. Watson. Também é o primeiro caso em que atuam juntos.

A história aborda a investigação de um assassinato. A polícia - Scotland Yard - através do inspetor Lestrade - pede a ajuda de Holmes para solucionar um crime peculiar: um homem é achado morto, com uma expressão de pavor em seu rosto e sem nenhum ferimento.

Ao longo do livro, somos levados a conhecer a história dos Mórmons em passagens pelo Velho Oeste.

Uma obra curta, barata, encantadora e magnífica! Não há desculpa para não ler. A cada página, a vontade de devorá-lo cresce mais e mais. Há momentos em que você pensa estar na própria Baker Street 221B, junto com o detetive e o doutor.

É o universo sherlockiano dando os primeiros passos. E você está bem perto dele... Basta deixar de lado "modinhas" e encarar o clássico.

Melhor custo-benefício? Impossível.

18 comentários:

  1. Já li esse livro *-*. Sherlock Holmes é fodão, adoro todos os livros e tenho grande parte da coleção *-*

    ResponderExcluir
  2. adoro esse livro, li ele primeiro no celular... ficava horas vidrado com a telinha ligada... depois, por honra ao livro, comprei ele em papel.... tenho aqui como relíquia... esse caráter detalhista e analítico que o autor tem realmente te joga pra dentro da realidade do livro... impossível não ficar fissurado

    http://leonardoangelos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nunca li esse livro, quero procurar na livraria, amo ler, e não perco tempo com esses livros como vc citou de vampiros, gosto de livros como a conspiração franciscana, a coleção de livros do Dan Brown, clássicos Brasileiros, e um em especial O vendedor de armas de Hugh Laurie. Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  4. O Filme é simplesmente d+!
    Gostei muido da atenção de Holmes, e
    pelo visto, o livro deve ser mais fascinante ainda...
    nada de "Continue assim?"
    ksopkosp', então tá!
    , fica com Deus

    ResponderExcluir
  5. adoro livros com histórias com vampiros, quero ler *-*

    ResponderExcluir
  6. sherlock é foda, não tem como não gostar
    um dia ainda vou ler todos

    parabéns pelo blog
    passe no meu também
    http://alem-da-pele.blogspot.com/

    sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Acho eu que a Sra. Penha não leu o post todo. Sherlock Holmes não trata de vampiros. Mas gosto é gosto. :D

    ResponderExcluir
  8. Holmes é um clássico, e como tal não chegou ao "posto" por mera fama. Em sua época [inicial] o conteúdo é o que realmente importava. Excelente dica.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  9. Frank ? Desculpa mas não sei seu nome, queria agradecer por seu comentário.
    Quanto a Robespierre, assim como todos nós ele cometeu suas falhas [graves ou não]. Concordo quando critica a forma pela qual ele 'tratava' seus inimigos, afinal guilhotina não é o meio mais justo de se obter justiça. E ele afirmava como justificativa para isso, que sem derramamento de sangue não haveria revolução. E o que era questionado ao fim do documentário é: quanto sangue é derramado que possa se justificar para a criação da Revolução?

    Mas sendo sincera, por vezes a guilhotina faz uma falta imensa no dia a dia.

    ;*

    ResponderExcluir
  10. Oi menina. Me deu uma nostalgia agora. Faz um tempão que não leio nada de Sherlock, principalmente de vampiros (kkk). Nem lembro da história desse, vou procurar para ler de novo (agradecido google). Me manda uma sugestão de trilha sonora para colocar lá na Taverna, esquecesse de deixar. Bjs menina
    OBS; Ficou legal o layout, gostei!

    ResponderExcluir
  11. Faz tempo que não leio um livro dele, mas eu já li várias histórias. Esse livro parece ser mt bom, álias, sempre são histórias incriveis. E claro, com um café bem quente então...

    ResponderExcluir
  12. Minha amiga, esse é mais um dos vários pontos que temos em comum: a paixão por livros do Sherlock Holmes, gosto tanto que antes de ser lançado o filme desse personagem eu fiz várias matérias sobre ele para contar alguns fatos interessantes pra ken não conhece nada a respeito. passe em www.cinemeirosnews.blogspot.com e confira
    E concordo com vc, melhor custo/benefício não há pois ao ler um livro desse detetive a pessoas se sente até mais inteligente e começa a ver certas coisas de outra maneira, sendo mais observador e atencioso. Tenho quase td a coleção, inclusive a "morte"e o retorno de sherlock Holmes e já li cada história no mínimo duas vezes. Grande abraço parceira e td de bom

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pelo comentario no meu blog, vim retribuir e dizer tambem que esse livro do Sherlock é show, se você puder colocar o link pra nós fazer o download vai ser melhor ainda....

    To te seguindo....ja sabe oq fazer ne?

    www.mixdetonados.com

    ResponderExcluir
  14. Olha virei fan desse cara namoral,antes eu achava que era coisa de velho ahuuah..
    Mais cara os metodos dele de deduzir as coisas é ILMATICO! como diria Ronald Rios.
    Boto muita fé no Holmes,vou fazer um post sobre ele. bjo e valeu pelo comentario no meu blog.

    ResponderExcluir
  15. Haha
    eu amo os livros do sherlock
    são os melhores do estilo policial
    a cada pagina voce vai desistindo de para de le ele
    até que chega no fim :<
    ai lê de novo :D

    ResponderExcluir
  16. Eu li esse livro, assim como outros do Sherlock Holmes dessa mesma coleção. Todos muito bons!
    Mas acho que nenhum superar o "Um estudo em vermelho"

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Livro maravilhoso! Comprei numa feira do livro, realmente muito barato. Vale a pena!

    ResponderExcluir
  18. Acho que de todos os escritores de contos policiais, Conan Doyle é o meu preferido.
    Li toda a coleção tempos atrás e O Cão dos Baskerviles é o meu livro preferido entre todos (infelizmente não vi o filme).
    É interessante destacar que o autor ajudou a melhorar as técnicas de investigação, que eram realmente precárias naquele tempo.
    Até mais.

    ResponderExcluir

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!