segunda-feira, 19 de abril de 2010

Crítica da semana: Watchmen - Os Guardiões (Watchmen)/2009


Watchmen tinha tudo para dar certo, porém parou nos efeitos visuais. E é só.

Caro leitor (a), não sei se você pensa igual a mim, mas eu sempre fico com uma pulguinha atrás da orelha quando o filme é uma adaptação. Há diretores que acertam, outros que ficam no razoável e alguns que erram feio. E, quando o tema entra na área das HQs (História em Quadrinhos), tudo torna-se mais delicado.

No caso de Watchmen, o caldo desandou!

Não é fácil adaptar - a própria palavra diz. E muito menos agradar a todos, principalmente os fãs xiitas. Entretanto, nesse caso, os fãs em questão têm toda razão.

Eu esperava por esse filme, esperava algo mais e acabei me decepcionando totalmente. Nunca li os HQs de Watchmen, porém, sendo eu a outra fatia do bolo, não fez diferença.

O começo prometia algo sensacional: efeitos visuais belíssimos, tudo certinho, funcionando do jeito que manda o figurino até que... De repente, não mais que de repente, a história começa a ficar estranha, com músicas (que conheço e gosto) que não se encaixaram nas cenas, os vigilantes tomando rumos e atitudes bizarras em cenas patéticas - para citar só uma: a de sexo entre Espectral II e Coruja II - cenas de sexo em filmes podem cair como uma luva, se, veja bem, SE BEM REALIZADAS, como no caso do filme O Leitor, de 2008. Mas não é o que se vê no filme dos Vigilantes.

Os atores são fraquíssimos, salvo, com aplausos, o Rorschach (interpretado pelo ator Jackie Earle Haley), que ficou na medida.

Uma graphic-novel do gabarito de Watchmem merecia uma produção mais completa. Infelizmente eu vou ter que colocar o filme no rol das más adaptações de HQs, fazendo companhia para O Fantasma (The Phantom/1996), Mulher-Gato (Catwoman/2004), O Demolidor - O Homem sem Medo (Daredevil/2003), entre outros tantos.

É... Ninguém vigiou os Vigilantes dessa vez.

Trailer - Watchmen



19 comentários:

  1. faz um tempo que vi esse filme e esperava mais, muito mais. não sou leitor de hq's mas gosto de ver filme sobre. realmente ficou um filme estranho nada com nada e pior, se fosse um filme bom poderia durar 3,4 horas. mas um filme ruim durar mais de 2 horas, nuss! é tédio total.

    ResponderExcluir
  2. passando Korn na rádio daqui, só saio agora quando for durmir.

    ResponderExcluir
  3. muito bom seu blog, adorei. =D

    ResponderExcluir
  4. Post lega3l.. sucesso pro blog

    by:LITTLE BECKER
    -
    www.bagaios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Hunn..lih o hq, assisti o filme no cinema...depois baixei o DVD com os extras, e na boa pra quem é fã da serie..foi um dos melhores filmes baseado em hq....até o final, na minha opinião fico melhor!^^ ahahha...complicado fica..pra quem não leu os quadrinhos...parece q esse filme, a intenção foi atingi os fãs da serie em primeiro lugar..isso tem um lado bom..mais por outro lado..não atrai pessoas novas..q não curtem hq's a assistir o filme ! ahah..Enfim..nice post !


    http://deposito66.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Sobre seu comentário: Não amor eu não namoro um homem de 28 anos, eu me vejo como uma personagem entende e tento passar o que seria real.

    ResponderExcluir
  7. acho mesmo que a maioria dos filmes que são adapação de livros/desenhos etc, sempre deixm um pouco a desejar, o confronto leitura x imagem nos dá uma dúvida quanto ao que esperávamos ver de verdade nos filmes adaptados, nesse caso, de Watchman, gostei muito da crítica, e se vc aceitar opiniões eu sugiro alinhar sempre os textos dos posts, pois o texto em si tá baacana, mas alinhado fica mais organizado.
    Parabéns pelo seu blog, vou seguir e dar uma olhada nos seus ultimos posts (:

    se gostar de séries de tv em geral (ou não) comenta lá ? http://blogserialfillers.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. sim moro em Portugal, sou metade portuguesa, metade brasileira.
    mas como você sabe?
    bem mais uma vez não vi o filme, mas concordo com o que você disse, adaptações para o cinema às vezes fica horrível.

    beijo

    ResponderExcluir
  9. Não cheguei a ver esse filme.. mas pelo jeito ai, esta na lista do q eu NÃO irei ver mesmo!

    vlw a dica

    ResponderExcluir
  10. então ... decepcionante né ...? eu também senti tipo um vazio depois que vi o filme... esperava mais, sei lá, não me agradou tb não ....

    beijos

    ResponderExcluir
  11. As adaptação raramente ficam tão boas quanto os livros ou revistas em quadrinho..
    Obrigada pela visita, volte sempre!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. opa...eu não veria este filme..sem sombra d dúvidas..rsrs ...e falando sobre o sexo do baby..soh pro dia 4 do mes q vem eu acho q vou conseguir ver :(
    mais passo aki e te falo amiga
    e vc como tá?
    beijocaa

    ResponderExcluir
  13. Não achei nada de mais nesse filme, mas pretendo ver de novo, e menina, dá sinal de vida. Fiquei preocupado. Ficou tão ruin assim??

    ResponderExcluir
  14. Ola, você recebeu um selo, passa lá no meu blog e dá uma olhadinha =D

    ResponderExcluir
  15. Deixei um selo pra vc no meu blog, só pegar ok?!

    Bruh
    Uta...

    ResponderExcluir
  16. E aí Ms. Frank, tudo bem?!
    tem um selo p ti em meu blog viu,.bjs!!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo blog ta mt mt mt mt legaal e bonito
    seu blog recebeu um selo no meu blog passa lá e da uma olhadinha abraço

    http://poemas-textosefrases.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Está certo, Jaka. Opinião sua, respeito-a. Obrigada por colocá-la aqui.

    ResponderExcluir

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!