terça-feira, 30 de março de 2010

Crítica da semana: Sherlock Holmes/2009


Se você está esperando um filme igualzinho aos livros do cânone, esqueça! Mas anime-se: Sherlock Holmes é muito bom! Guy Ritchie livrou-se da Madonna, mas voltou ao mundo do cinema com honra.

Eu vou confessar, eu tinha muito, muito, muito receio. Um Sherlock com porte de atleta e galã? Um Watson tão jovem e belo? Irene Adler uma ladra fina? Afinal, Mary Morstan já não conhecia o Sherlock? É... Se você for com esse pensamento de fã extremista de Sherlock, não vai gostar do filme nem um pouco.

Sou a favor da leitura de um livro antes de assistir ao filme que foi baseado no mesmo. Porém, no caso de Sherlock, o problema era trazer para o cinema atual uma obra que já foi adaptada inúmeras vezes para a tela e que foi mais fiel ao livro, segundo alguns fãs, na série que trouxe Jeremy Brett como Holmes (não tive a oportunidade ainda de ver a série, mas Brett era a cópia fiel da descrição do Sherlock nos livros). Com todas essas dificuldades, Guy Ritchie até que se saiu bem e de uma maneira até bem inteligente: pegou somente os personagens e deu-lhes nova vida e uma nova roupagem.

Passado o susto inicial e abrindo-se a visão, o filme torna-se um divertimento e tanto. Robert Downey Jr. está ótimo no papel desse Sherlock que parece mais um Patrick Jane descarado ao extremo (sobre Patrick Jane, clique aqui) e Jude Law se saiu muito bem como um Watson mais inteligente. 

O filme tem uma boa fotografia de uma Londres sombria e um ótimo figurino. Minha única ressalva é sobre Rachel MacAdams como Irene Adler. Não que a moça não seja uma boa atriz, porém não me convenceu muito. Quem sabe no próximo Sherlock. E o filme ainda passa uma leve sensação de que Holmes sente alguma coisa pelo Watson que não é propriamente amizade.

O filme é uma delícia: bom para quem leu Sherlock (e não é um fã xiita) e ótimo para quem nunca sequer pegou em um livro de Arthur Conan Doyle. Agora, desculpe-me a outra classe de leitores holminianos, só que cinema tem que ser feito para todos. Quem sabe não é um empurrãozinho para os mais jovens começarem a desbravar Sherlock e suas aventuras. E todas a ajuda de boa qualidade é bem vinda para angariar mais leitores para o maior detetive de toda a literatura.

Trailer - Sherlock


12 comentários:

  1. Eu adorei o filme. Muda muito a história, mas nao deixa de ser um bom filme. Ação e muita comédia ;D Parabéns pelo blog, to seguindo ;)
    Acessa o meu http://reverberacaomusical.blogspot.com/ segue e comenta ;D

    ResponderExcluir
  2. -' NOssa coincidência, algumas horas atrás estava procurando esse filme para baixar. Preciso para fazer um trabalho da faculdade, infelizmente não achei nenhum link bom :S

    Mas gosteii bastante do seu blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Oi menina. Eu sou fã de livros também e tenho sérias restrições quanto a adaptações, mas não sou tão xiiata assim. Este eu estava adiando para ver com medo (cagaço mesmo) mas agora até me animei! Só o problema agora é a viadagem. O Holmes viado não dá. É demais. Abs.

    ResponderExcluir
  4. adoro cinema. sempre tenho posts sobre filmes no meu blog. quanto a sua indicação, é um dos poucos filmes atuais que não me interessei em ver. mas achei suas colocações perfeitas e vou assistí-lo com outros olhos. mto bem escrito e convincente... hehehehe

    http://blog-do-faibis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. "Se você for com esse pensamento de fã extremista de Sherlock, não vai gostar do filme nem um pouco." Acho que é aqui que eu me enquadro...^^
    legal o seu blog, jah estou seguindo!

    by:http://cantinadoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Animal esse filme..curti muito o estilo do Sherlock, acho q sempre imaginei ele assim ..aquele papo de " elementar meu caro watson" era muito zuado....curti tbm as cenas de luta.. ele explicando as ações e tal..chapado! ehehhe

    http://deposito66.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ainda não tive a oportunidade de ver esse filme, mas como você mesma comentou vai ser bom pra mim que nunca peguei no livro !
    Mas sem dúvida quando eu ver o filme se gostar vou ler o livro !
    Hoje mesmo fui ao Cinema ver Percy Jackson, gostei tanto que já estou lendo o livro é dos 4 capitulo que eu já li, dá para ver que o livro e melhor ainda que o filme !

    ResponderExcluir
  8. Ainda bem que vocês gostaram do filme. Ele é excelente. E aos que não assistiram ainda: assistam!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Esse filme é ótimo!
    vi ele um tempo atraz e achei ótimo!
    recomendo!

    ResponderExcluir
  10. Oi dona T.S.rss,esse filme tá na minha agenda mas ainda não vi,gosto do personagem.
    visitando seu simpático blog,
    q bom q gostou do Peixe Antenado.
    ah, my name is Rui Peixinho,acredite é meu sobrenome.

    já te sigo,qquer coisa,estou por perto.
    bjs!!
    p.s. o T.S.é de q hein?!

    ResponderExcluir
  11. eu gostei muito do filme! :D
    ótimo blog!
    Parabeens!

    ResponderExcluir
  12. O filme é muito bom, mas... Sei que estou sendo chato e ultrapassado, mas gosto da velha flêuma britânica do Sherlock...

    ResponderExcluir

Querido (a) leitor (a), obrigada por ler e comentar no Café Quente & Sherlock! Espero que tenha sido uma leitura prazerosa. Até a próxima postagem!